O Hammer Museum, localizado em Los Angeles, vai inaugurar a mostra “Radical Women: Latin American Art, 1960-1985”, que acontecerá na sexta-feira (15). Oito mulheres feministas e radicais na América Latina serão destaques na exibição, além de obras mais de 100 artistas de 15 países espalhados pelo mundo.
Brasileiras também estarão presentes na programação. São elas: Regina Silveira, Lygia Clark, Martha Araújo, Teresinha Soares, Regina Parente, Ana Vitoria Mussi, Josely Carvalho e Amélia Toledo. A apresentação faz um recorte entre 1960 e 1980, época de experimentação estética radical na arte e intenso ativismo no movimento pelos direitos das mulheres.
Radical Women constitui a primeira genealogia das práticas artísticas de mulheres feministas e radicais na América Latina e suas influências no mundo. A mostra também vai explorar como os diferentes contextos sociais, culturais e políticos em que essas mulheres trabalharam, influenciaram suas práticas.
Nomes como Lygia Clark e Ana Mendieta também integrarão a exibição, além de nomes menos conhecidos no mercado, porém de muita importância, como a escultora colombiana Feliza Bursztyn e a fotógrafa Isabel Castro.
A apresentação faz parte do “Pacific Standard Time: LA/LA”, projeto que envolve mais de 70 instituições culturais da Califórnia em torno da arte latina e latino-americana. Financiado pela Getty Foundation. Além dos nomes citados, a mostra ainda vai contar com outros brasileiros como, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Willys de Castro, Lina Bo Bardi, Valeska Soares e Anna Maria Maiolino.
Radical Women: Latin American Art, 1960-1985
Quando: 15 de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2017
Onde: Hammer Museum (Los Angeles)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.