De acordo com pesquisadores do Observatório Real da Bélgica, um oceano oculto sob uma camada de gelo pode ter sido encontrado na lua de Saturno, tornando-se parte dos chamados “mundos oceânicos”. A informação foi publicada na revista “Geophysical Research Letters”.
As informações foram enviadas do satélite Dione, de Saturno, e extraídas pela sonda Cassini, projeto de colaboração entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). Dione é mais um da “família” de satélites como Titã, Encélado e Mimas, que tem em comum a provável presença de água líquida em quantidades consideráveis.
O grupo de pesquisadores relata que Dione poderá se tornar alvo de futuras missões à procura de vida no espaço, já que a lua é um ambiente propício à vida.
“A interação entre a rocha e água fornecem nutrientes essenciais e são uma fonte de energia. Ambos são ingredientes da vida”, explicou um dos autores da pesquisa, o geofísico Attilio Rivoldini. Para confirmar o estudo, foi calculada a profundidade que existe nos oceanos de Dione e Encélado. No entanto, este último seria mais perto da superfície do que se pensava.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.