O Observatório de Neutrinos IceCube, com base na Antártida, confirmou a detecção de partículas cósmicas nas profundezas do gelo do Pólo Sul, cuja origem poderia ser de fontes astrofísicas, como buracos negros ou explosão de uma estrela na Via Láctea ou fora dela.
Segundo informou a revista científica Physical Review Letters, os neutrinos, partículas astrofísicas de energia muito alta, passaram pelo espaço sem ser interrompido por obstáculos, tais como estrelas, planetas, galáxias, campos magnéticos ou nuvens de poeira interestelar antes de atingir a Terra.
Segundo os investigadores, os neutrinos não têm massa nem carga elétrica, por isso eles são muito difíceis de detectar e só podem ser observados quando colidem com outras partículas, como a terra, criando múons, ou neutrinos de alta energia cósmica, que foram descobertos anteriormente mas até agora não tinha sido capaz de confirmar a descoberta.
Eles também observaram que os múons vieram à Terra através do céu do Hemisfério Norte, levando-os a concluir que o nosso planeta funciona como um filtro para estas partículas de alta energia, cuja origem ainda não foi determinada. “As conclusões do IceCube permite que os astrofísicos possam estudar as partículas que viajaram milhões de anos-luz da Terra e sua origem, dando uma nova visão de como as partículas aceleram através do universo”, disseram os cientistas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.