(ANSA) – Terá início hoje, dia 20, a histórica viagem de Barack Obama a Cuba. Ele é o primeiro presidente norte-americano a visitar o país em quase 90 anos. Obama desembarca na ilha após quase dois anos do anúncio do início da normalização das relações bilaterais, no final de 2014. Durante a visita, que acaba na terça-feira, dia 22, ele irá se encontrar com seu homólogo Raúl Castro, mas não com o líder da Revolução Cubana (1959), Fidel Castro, como informou a Casa Branca. Durante a viagem, Obama ainda terá a oportunidade de falar em rede nacional com a população cubana. Um momento que foi considerado “histórico” por representantes do governo de Washington.
O último presidente dos EUA que visitou Cuba foi John Calvin Coolidge Jr. no final dos anos 1920. Os países anunciaram a retomada de relações em dezembro de 2014, após mais de 50 anos de desavenças políticas. Desde então, diversas restrições vêm sendo estudadas e muitos passos têm sido dados em direção a uma reaproximação. Em julho do ano passado, as respectivas embaixadas foram reabertas.
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visitou a ilha no mês seguinte, sendo o primeiro líder diplomático do país a viajar a Cuba desde 1945. Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada de trocas postais após um hiato de 52 anos e informaram que chegaram a um acordo para restaurar voos comerciais, sem anunciar data que em rota será restabelecida. Apesar de estabelecer diversas medidas para “aliviar” o embargo econômico, que dura mais de 50 anos, Obama não pode, no entanto, dar fim ao bloqueio. Isso depende do Congresso onde o líder democrata não tem maioria. Em outras questões, como o status dos dissidentes e o respeito aos direitos humanos em Cuba, as negociações continuam travadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.