Logo após o bilionário Elon Musk adquirir o Twitter, uma série de decisões têm levado os usuários a temerem o fim da rede social. Nessa quinta-feira (18/11), um grande número de funcionários se demitiu e o CEO resolveu fechar os escritórios da empresa até a próxima semana, fazendo com que muitos temessem um apagão do Twitter.
Os apaixonados pela rede do passarinho azul rapidamente começaram a procurar uma alternativa para o microblog. Afinal, eles não conseguem viver sem comentar a Copa do Mundo ou a própria política com muitos memes… e a alternativa foi o Koo. Sim, isso mesmo.
Mas afinal, o que é o Koo?
Koo é uma rede social indiana que funciona nos mesmos moldes do Twitter. Até seu símbolo é uma ave (parece um pintinho amarelinho, pra ser mais exato).
Foi criada na Índia em 2020, quando se iniciou uma grave crise entre o governo de Narenda Modi e o Twitter. Na época, o mandatário indiano acusava a plataforma de se omitir quanto a perfis criados para incitar manifestações contra o governo local. A Koo se aproveitou disso para receber os dissidentes e fortalecer a base de usuários.
A empresa de autointitula a “segunda maior plataforma de microblog do mundo“. A afirmação é devido à quantidade de download dos usuários, já que existe um aplicativo disponível para Android e iOS (iPhone) — embora a plataforma também possa ser acessada pelo navegador.
A Koo é a única plataforma indiana no nicho de “microblog”, mas precisa competir com outros rivais em ascensão. É o caso da Truth Social (criada pelo ex-presidente Donald Trump), da Mastodon, da Parler e da Gettr.
De início, a estratégia era alcançar somente os indianos, com ênfase para aqueles que não falam inglês — embora o idioma esteja disponível. Ao configurar a conta, você pode escolher entre 11 idiomas (sendo 10 locais da Índia) para a interface e os conteúdos do serviço. Com a entrada de novos públicos, a empresa já projeta adicionar outras línguas, incluindo o português.
Como abrir uma conta no Koo?
Para criar sua conta no Koo, você deve seguir o passo a passo abaixo. Confira o tutorial:
- Acesse o site do Koo;
- Clique no botão Sign-in;
- Na janela que abrir, escolha se deseja criar a conta com um número de telefone, um e-mail do Google ou um e-mail qualquer;
- Após isso, selecione uma foto e preencha os dados solicitados para configurar seu perfil;
- O Koo solicita o nome real, o nome de usuário (@seuperfil), profissão, bio, website (seu endereço no Koo), telefone celular, e-mail, data de nascimento, gênero e estado civil.
Koo viralizando
É claro que o nome Koo (pronuncia-se “cu”) já rende muitas brincadeiras entre os brasileiros. As piadas obviamente têm cunho sexual ou estão relacionadas à uma parte do corpo um tanto quanto “famosa”.
Veja a seguir alguns tuítes de perfis brasileiros fazendo piada com a rede social:
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.