O sonho de muitos mexicanos foi cumprido neste domingo, dia 04 de março, quando Guillermo del Toro ganhou o Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme para “A Forma da Água“.
“Eu sou um imigrante, como Alfonso e Alejandro, meus compadres… como Gael e Salma e como muitos de vocês”, disse após o anúncio de seu triunfo como Melhor Diretor.
Del Toro bateu Christopher Nolan, com “Dunkirk“, bem como Jordan Peele, para “Let it out“; Greta Gerwig, com “Lady Bird: A Hora de Voar” e Paul Thomas Anderson, para “The Ghost Thread“.
Além disso, “A Forma da Água” foi agraciada como o melhor filme.
Ao receber a estatueta e depois de ter certeza de que ele era realmente o vencedor, Del Toro revelou: “Quando criança, cresci com filmes no México, isso parecia impossível, mas todos os que sonham com o poder da fantasia para construir um mundo podem abrir uma porta e passar por ela.”
¡Guillermo Del Toro se lleva la estatuilla como Mejor Director! Otro galardón para México en estos #Oscars por TNT ?? pic.twitter.com/vwqPuisZBZ
— TNT™ América Latina (@TNTLA) 5 de março de 2018
O diretor mexicano junta-se a Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu como mexicanos que ganharam este prêmio. Cuarón ganhou o Prêmio Gravidade em 2014, enquanto Iñárritu ganhou duas vezes em 2015 e 2016 por Birdman e The Revenant.
O cineasta de 53 anos já havia sido nomeado para um Oscar em 2007 nas categorias de melhor roteiro original e melhor filme não-inglês para o filme “O Labirinto do Fauno“.
O filme de Del Toro também ganhou como a melhor trilha sonora e o melhor design de produção .
“A maior coisa que nossa arte faz, e o que a nossa indústria faz, é apagar as linhas na areia, devemos continuar fazendo isso”, disse ele em seu discurso sobre o recebimento do prêmio.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.