Um ano após a ‘Operação Protecção Edge’, o Hamas tem uma certa capacidade de iniciar uma guerra contra Israel, de acordo com Yoram Cohen, chefe do Shin Bet, em seu discurso perante a Comissão dos Assuntos Externos do Knesset, nesta terça (30).
Cohen salientou que desde o fim da operação (Borda de protecção) o Hamas fez preparativos militares para uma possível confrontação com Israel em um futuro próximo. disse que os esforços de fortalecimento militar do Hamas desde o fim da operação incluem a reparação de seus túneis ofensivos. O Hamas também tem feito esforços para a produção de foguetes, aumentando a formação no mar, ar e terra e seu contínuo esforço para receber ajuda do Irã.
No entanto, Cohen verificou que o Hamas não parece ter qualquer motivação para agir contra Israel, pelo menos por enquanto. Ele afirmou que a organização terrorista está em uma situação difícil, e que a sua capacidade de controlar a Faixa de Gaza diminui ao longo do tempo. também disse que o Hamas utiliza materiais de construção, destinados a uso civil para restaurar as suas capacidades militares. Cohen concluiu dizendo que nos últimos três anos, o número de ataques na Cisjordânia dobrou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.