O ano de 2023 está começando com boas notícias para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam ingressar no ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com isso, os estudantes já podem se planejar para concorrer a uma das milhares de vagas ofertadas pelo MEC.
O período de inscrição para o Sisu vai de 16 a 24 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 28 do mesmo mês. Já as inscrições para o Prouni serão abertas em 28 de fevereiro e encerradas no dia 3 de março. A classificação será baseada na nota obtida no Enem de 2022 e, para o Prouni, também serão válidas as notas do Enem de 2021.
Em março, ocorrerá o processo seletivo do Fies. O período de inscrição terá início no dia 7 e será encerrado no dia 10 de março. A classificação será baseada nas notas do Enem a partir de 2010. Além disso, para os estudantes que tiveram a inscrição postergada de processos seletivos anteriores do Fies, a complementação da inscrição no Fies deverá ocorrer durante o período de 7 a 9 de fevereiro.
Todas as inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único. O MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 – dos processos, em datas mais próximas à abertura das inscrições.
A participação nos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, tendo em vista que as vagas ofertadas são para instituições públicas e privadas de ensino, em todas as regiões do país. Além disso, o Prouni e o Fies oferecem aos estudantes a possibilidade de conseguir bolsas de estudo para bancar a mensalidade da instituição de ensino escolhida.
É importante destacar que o Sisu é um processo seletivo simples, com base nas notas obtidas no Enem, que possibilita aos estudantes concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior a nível nacional. Já o Prouni, oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior, para estudantes de baixa renda. Por fim, o Fies, é destinado aos estudantes que precisam de financiamento para estudar em instituições privadas de ensino superior.
Vale destacar que para se inscrever em todos os três processos seletivos, é necessário ter participado do Enem de 2022. Além disso, as notas obtidas a partir de 2010 são válidas para inscrição no Fies. No caso do Prouni, são válidas tanto as notas obtidas no Enem de 2021 quanto no Enem de 2022.
Portanto, é importante que os estudantes aproveitem essa oportunidade e se inscrevam nos processos seletivos Sisu, Prouni e Fies para tentar obter uma vaga em instituições de ensino superior e dar um passo importante em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Não perca a chance de investir em seu futuro!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.