Variedades

Novo método de combate ao mosquito Aedes Aegypti é sucesso em Acari

Na exibição do Ranking de Infestação de Dengue no Seridó, divulgado pela IV URSAP, esta semana, o município de Acari está numa colocação “confortável” com apenas 5 casos registrados, enquanto as cidades vizinhas têm centenas.

O sucesso no combate ao mosquito causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika, se dá ao novo método de combate, implantado pela gestão municipal, desde 2013: O peixamento dos reservatórios.

Com a chegada do Coordenador de Endemias, Chaguinha Araújo, a Secretaria de Saúde adotou o método, mantendo 6 criadouros de peixes da espécie Guppy (O Barrigudinho, também chamado de lebiste  – Poecilia reticulata), para multiplicá-los e distribuí-los na comunidade, através dos agentes.

Segundo o coordenador de Endemias, o método é um sucesso em Acari: “Diariamente eu recebo várias pessoas aqui no nosso prédio solicitando os peixes. Fico bastante feliz com isso, pois a aceitação desse sistema de tratamento torna o método um sucesso. Estamos alcançando resultados bastante positivos, pois quase todas as casas de Acari tem o peixe Guppy em seus reservatórios. Praticamente, todos os reservatórios rasteiros como: tanques, toneis e caixas estão ‘peixadas’.”

Para cada caixa de 1.000 litros, são inseridos dois ou três peixinhos para combater as larvas do mosquito. Os interessados em utilizar o método do peixamento em casa podem obter os peixinhos na sede da Coordenação de Endemias em Acari, localizada na Rua Dr. José Gonçalves (ao lado da Feira Livre).

O GUPPY

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Barrigudinho, também chamado de Guppy ou lebiste é um peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.