Variedades

Novo estudo relaciona “narcisismo e baixa inteligência” com a crença na astrologia

A crença na astrologia está em alta e os pesquisadores resolveram "entender o motivo"

Um estudo sobre personalidade descobriu que narcisismo e baixa inteligência são os melhores preditores de uma crença na astrologia, “a crença infundada de que grandes bolas de gás a milhões de quilômetros de distância estão influenciando seu dia“, de acordo com os autores de um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

A crença na astrologia está em alta por razões que ainda não são claras. Estudos que examinaram a ideia – incluindo um conduzido em 20 milhões de pessoas – não encontraram evidências a seu favor. Este novo estudo investigou se os traços de personalidade individuais podem prever a crença em “teses astrológicas infundadas”.

A equipe coletou 264 respostas por meio de um questionário online. Os participantes foram avaliados quanto à crença na astrologia usando uma versão abreviada da avaliação do Inventário de Crenças em Astrologia, bem como avaliações de personalidade, uma avaliação específica para narcisismo e um teste de inteligência (usando um teste de itens de rotação tridimensional do International Cognitive Skill Resource).

O resultado principal mostrou que quanto maior o narcisismo, talvez surpreendentemente, maior a crença na astrologia“, escreveu a equipe. “A associação positiva é possivelmente devido à visão de mundo egocêntrica que os une, embora isso deva ser examinado em pesquisas futuras.”

Embora o narcisismo tenha mostrado a correlação mais forte com a crença na astrologia, a equipe também encontrou correlações positivas menores entre afabilidade e extroversão e crença na astrologia. Curiosamente, “quanto mais alto o nível de inteligência, menor a crença na astrologia” depois de controlar todas as variáveis.

Quanto ao motivo de os narcisistas serem mais propensos a acreditar na astrologia, a equipe diz que mais estudos são necessários, embora tenham algumas sugestões. A equipe observou que os participantes foram solicitados a avaliar a afirmação de que a astrologia é apoiada pela ciência, com os narcisistas mais propensos a concordar com essa afirmação, sugerindo que os narcisistas são mais “resistentes aos fatos”. Além disso, pode ser que a forma como os horóscopos são elaborados torne os narcisistas seu público ideal.

Uma vez que as previsões astrológicas e os horóscopos tendem a ser enquadrados positivamente, isso reforça sentimentos grandiosos e, portanto, pode atrair ainda mais os narcisistas.”

Eles também observam que, em épocas de estresse, as pessoas tendem a adotar crenças infundadas e, portanto, pode não ser surpreendente que a crença esteja aumentando nos últimos anos – devido à crise climática e à pandemia de COVID-19.

Embora abraçar a astrologia possa parecer inocente, é possível que facilite o pensamento acrítico e favoreça os preconceitos“, escreveu a equipe no jornal. “Além disso, a crença na astrologia se correlaciona com a crença em várias outras pseudociências, bem como com a crença em teorias da conspiração, o que indica que pode não ser tão inofensiva.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.