A vacina contra covid-19 da Novavax tem uma eficácia de mais de 90%, inclusive contra as variantes do coronavírus – é o que afirma o laboratório americano, nesta segunda-feira (14), após um estudo em grande escala nos Estados Unidos.
A vacina “demonstrou uma proteção de 100% contra doenças moderadas e graves, e uma eficácia de 90,4% em geral”, disse a companhia em comunicado.
Ainda de acordo com a nota, “o estudo foi feito com 29.960 participantes em 119 lugares de Estados Unidos e México para avaliar eficácia, segurança e imunogenicidade”.
A empresa vai pedir a autorização de uso emergencial da vacina às autoridades de saúde dos EUA e fará o mesmo para o restante dos países no terceiro trimestre deste ano.
A vacina demonstrou ter uma eficácia superior a 93% contra as variantes predominantes do coronavírus. A análise concluiu que a variante identificada pela primeira vez no Reino Unido, B.1.1.7, foi detectada na maioria dos casos em estudo, sendo que também foram detectados casos das variantes do Brasil, África do Sul e Índia entre os participantes do estudo.
Segundo os responsáveis, a vacina da Novavax foi geralmente bem tolerada entre os participantes. Os efeitos colaterais incluíram dor de cabeça, fadiga e dor muscular e foram geralmente leves. Um pequeno número de participantes apresentou reações adversas graves.
A Novavax continua a caminho de produzir 100 milhões de doses por mês até o final do terceiro trimestre de 2021 e 150 milhões de doses por mês no quarto trimestre de 2021.
Pandemia
A pandemia de COVID-19 provocou pelo menos 3.797.342 mortos no mundo, resultantes de mais de 175,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.