Variedades

Nova Zelândia aprova proibição do cigarro para futuras gerações

A taxa de tabagismo no País já está em níveis historicamente baixos, com apenas 8% dos adultos fumando diariamente

A Nova Zelândia adotará gradualmente uma proibição quase total do tabaco a partir do próximo ano.

A legislação aprovada pelo parlamento na terça-feira (13/12) significa que qualquer pessoa nascida depois de 2008 nunca poderá comprar cigarros ou produtos derivados do tabaco.

Na prática, o número de pessoas capazes de comprar tabaco diminuirá a cada ano. Em 2050, por exemplo, as pessoas de 40 anos serão jovens demais para comprar cigarros.

A ministra da Saúde, Ayesha Verrall, que apresentou o projeto de lei, disse que era um passo “em direção a um futuro sem fumo”.

Milhares de pessoas viverão vidas mais longas e saudáveis ​​e o sistema de saúde ficará NZ$ 5 bilhões (US$ 3,2 bilhões) melhor por não precisar tratar as doenças causadas pelo fumo“, disse Verrall.

A taxa de tabagismo na Nova Zelândia já está em níveis historicamente baixos, com apenas 8% dos adultos fumando diariamente, de acordo com estatísticas do governo divulgadas em novembro – abaixo dos 9,4% do ano passado.

Espera-se que a Lei de Ambientes Sem Fumo reduza esse número para menos de 5% até 2025, com o objetivo final de eliminar completamente a prática.

O projeto de lei também visa limitar o número de varejistas capazes de vender produtos de tabaco para 600 em todo o país – abaixo dos 6.000 atualmente – e reduzir os níveis de nicotina nos produtos para torná-los menos viciantes.

Isso significa que a nicotina será reduzida a níveis não viciantes e as comunidades estarão livres da proliferação e aglomeração de varejistas que visam e vendem produtos de tabaco em certas áreas”, disse Verrall.

Ela acrescentou que a legislação poderia reduzir a expectativa de vida entre cidadãos maoris e não maoris. A taxa geral de fumantes para os cidadãos maori é de 19,9% – abaixo dos 22,3% do ano passado.

A nova legislação não proíbe os produtos vape – tipo cigarros eletrônicos, que se tornaram muito mais populares entre as gerações mais jovens do que os cigarros.

Os críticos do projeto de lei – incluindo o partido ACT, que detém 10 assentos no parlamento – alertaram que a política poderia alimentar um mercado negro de produtos de tabaco e acabar com pequenas lojas.

Ninguém quer ver as pessoas fumando, mas a realidade é que algumas vão e a proibição do ‘estado babá’ doa trabalhistas vai causar problemas”, disse a vice-líder do ACT, Brooke van Velden.

Com informações da BBC News*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.