Todo usuário de smartphones, notebooks e tablets já ficou na mão quando mais precisava do aparelho, fazendo com que a procura por uma bateria mais potente aumente. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Tencológica de Nanyang, em Cingapura, desenvolveram uma nova bateria de íons de lítio que promete revolucionar a recarga de celulares, notebook, tablets e até carros elétricos. Os desenvolvedores garantem que a bateria será barata e teria uma vida útil de 10 mil ciclos de recarga, o equivalente a 20 anos. As baterias atuais oferecem em torno de 500 ciclos, entre dois a três anos.
Além de todas essas vantagens, a bateria é bastante eficiente e poderá ser recarregada em questão de minutos. Ou seja, em vez das duas ou três horas convencionais, o celular poderia ser recarregado em apenas dois minutos. Além de celulares, esta bateria poderá estar disponível também para veículos elétricos, que também seriam recarregados em questão de minutos.
Para chegar a fórmula da nova bateria, os pesquisadores substituíram o grafite tradicional das baterias de íons de lítio por um material de gel composto por nanotubos de dióxido de titânio, que são responsáveis por acelerar a velocidade com que os elétrons e íons são transferidos dentro e fora das baterias, tornando o carregamento extremamente rápido. A expectativa dos pesquisadores é de que esta nova bateria já esteja disponível no mercado dentro de dois anos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.