Variedades

NEI: escola de educação infantil da UFRN terá sistema de cotas nas vagas

O Núcleo de Educação oferta vagas da Educação Infantil (creche e pré-escola) e ao Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou, por unanimidade de votos, a criação de reserva de vagas nos processos seletivos para ingresso no Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação (NEICAp). Dessa forma, a seleção segue sendo realizada por meio de sorteio público e, agora, com reserva de 50% das vagas para crianças que se inserem no Perfil Socioeconômico (PSE), bem como de Pretos Pardos e Indígenas (PPI) e de Pessoas com Deficiência (PCD).

Conforme o documento aprovado, a admissão para quaisquer turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental acontecerá, exclusivamente, por meio de sorteio público aberto à comunidade. Para entrada no berçário 2, matutino, e na turma 1 da educação infantil, vespertino, serão destinadas, anualmente, 50% das vagas à ampla concorrência; 45% das vagas reservadas às crianças que se inserem no Perfil Socioeconômico (PSE) e no perfil Pretos Pardos e Indígenas (PPI); e 5% para Pessoas com Deficiência (PCD). A escolha de um dos grupos deverá ser feita no momento da inscrição, sendo apenas uma única opção de grupo a ser escolhida.

O relator da proposta, Zilmar Rodrigues de Souza, explicou que a proposição está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2020 a 2029), que é o principal documento elaborado pela comunidade sobre os rumos a serem seguidos pela UFRN. Nesse sentido, a aprovação da pauta auxilia na ampliação das práticas afirmativas, que já estavam presentes nos processos seletivos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. “Representa mais um avanço para a construção de uma educação mais justa, inclusiva e democrática”, avaliou o docente.

No início de 2023 novos editais com vagas estarão disponíveis. Fique atento.

NEI

O Núcleo de Educação da Infância da UFRN funciona como um Colégio de Aplicação, ligado ao Centro de Educação (CE), dedicando-se à Educação Infantil (creche e pré-escola) e ao Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

A unidade “parte do pressuposto de que a formação, o aprendizado e o desenvolvimento da criança no contexto escolar e social vincula-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora-dinamizadora das relações entre as experiências e conhecimentos da criança e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade; e da participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola. Para assumir este papel, define um conjunto de princípios teóricos a partir dos quais são estruturadas as atividades curriculares”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.