Atualmente, a criptomoeda está crista da onda. Dos 300 ou 400 dólares que valiam alguns anos atrás, hoje o Bitcoin já está se movendo na casa dos US $ 13.000, e logicamente isso nos fez começar a viver uma nova corrida: a “febre do ouro digital “. Esta moeda é tão valorizada que já existem pessoas que estão aproveitando-se em benefício próprio usando dos usuários que navegam na rede calmamente.
Nas últimas semanas, conhecemos os casos mais alarmantes: tal é o valor do Bitcoin, que muitos sites estão começando a obter grandes lucros, aproveitando dos PCs de seus usuários para minerar as moedas antes de mostrar publicidade. A Pirate Bay fez isso por meses, e desde então, muitas outras páginas foram no mesmo caminho. O que eles fazem é usar o poder do seu computador para explorar Bitcoins por conta própria; e você, sem saber disso, está ajudando a ganhar dinheiro (muito).
Essa tática é conhecida por cryptohacking e, nos últimos meses, talvez o seu computador já tenha sido afetado sem que você saiba. Para brecar esta “epidemia”, o navegador Opera acabou de anunciar que, em uma atualização futura, incluirá um recurso anti-criptográfico que bloqueará – se o usuário assim desejar – qualquer tentativa dos sites de minerar moedas sem sua permissão. Ele estará disponível em uma atualização que será exibida em todos os computadores Windows.
A função que o navegador apresentou será chamada “NoCoin“, e estará disponível na próxima versão do Opera 50. Como a empresa revelou em seu blog oficial, é uma opção focada exclusivamente na proteção contra a mineração indesejada de Bitcoins (e outras criptografias): se você decidir ativá-lo a partir das configurações, não haverá uma página da Web que possa aproveitar os recursos do seu PC para minerar as moedas a seu favor.
Deixando de lado a ética questionável das páginas que usam esta técnica para ganhar dinheiro com as visitas de seus usuários, uma das grandes desvantagens de um site usando seu PC para minerar Bitcoins é que seu computador pode acabar sofrendo problemas de desempenho por causa disso. Enquanto você está navegando em um desses sites, uma boa parte do desempenho da sua máquina vai para a tarefa de mineração de criptografia.
A boa notícia é que os gigantes dos navegadores para computador começaram a se mover para proteger seus usuários desta nova técnica. No caso do Chrome e do Firefox, por outro lado, as extensões extra-oficiais estão atualmente oferecendo aos usuários uma alternativa para proteger seus computadores das minerações indevidas!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.