Variedades

Não tem navios para defender a enorme costa brasileira, diz Ministro

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, apresentou, recentemente, as justificativas para o uso de recursos públicos do Orçamento de 2018 para capitalização de empresas estatais e disse que é fundamental capitalizar a Empresa Gerencial de Projetos Navais, a Emgepron, que é uma estatal ligada à Marinha, pois o país não tem navios para defender a costa.

“O Brasil, hoje, não tem navio para defender a nossa costa. Nós estamos completamente sem nenhum navio novo para proteger a nossa costa. Temos um conjunto, se não me engano, de 12, dos quais quatro estão no final da vida útil, e aí ficaríamos com oito corvetas para defender toda a costa brasileira. Então, há essa previsão de capitalização da Emgepron para que ela retome a construção dessas embarcações para defender a costa brasileira”.

A proposta orçamentária para 2018 destina R$1,5 bilhão à Empresa Gerencial de Projetos Navais, a Emgepron. Segundo o especialista em Relações Internacionais, Alcídes Costa Vaz, este recurso ainda é muito modesto.

“As águas jurisdicionais, sobre jurisdição do Brasil, correspondem a 4,5 milhões de quilômetros quadrados. Então este recurso para fazer a reposição de corvetas não é o suficiente para poder corrigir o déficit de equipamentos que nós temos para fazer a defesa de todo este mar. Esta proposta que ele faz, que é para a construção de novas embarcações é para fazer reposição, para repor um equipamento que é insuficiente.”

Segundo o especialista, o projeto mais ambicioso no que se diz respeito a Marinha brasileira é o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o PROSUB. Ele prevê a ampliação da nossa frota de submarinos convencionais e a construção de três submarinos a propulsão nuclear.

Para mais notícias do Brasil, clique aqui!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.