Durante duas semanas, o dentista Iain Chapple usou um protetor de gengivas de um lado da boca, ao escovar os dentes, de modo que o lado não fosse limpo. Depois, ele escovou seus dentes sem o protetor e sua gengiva sangrou um pouco. “Eu havia desenvolvido gengivite. Se eu continuasse assim e não tratasse os dentes, provavelmente poderia perder alguns dentes”, revelou.
Os testes realizados com o professor Iain Chapple, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, usando as células brancas do sangue mostraram que elas haviam se tornado menos eficazes em avançar para um invasor infeccioso, indo aleatoriamente, de forma ineficiente. “Este resultado indicou que todo o meu corpo tinha se prejudicado como resultado de uma infecção na minha gengiva”, disse o dentista em entrevista ao Daily Mail.
Inflamação é o termo médico para a reação do nosso corpo à infecção, tipicamente vista do lado de fora do corpo do tecido como vermelha e inchada. Quando essa reação é a curto prazo, é uma resposta saudável. Mas quando o corpo está constantemente reagindo aos danos crônicos ou infecções, pode interferir no sistema imunológico, desencadeando reações em cadeia que causam danos em todo o corpo.
A inflamação crônica também pode danificar outras células do corpo, tais como os órgãos e o sistema circulatório.
Uma nova pesquisa revelou que a inflamação crônica afetaria seriamente a saúde e a vida de alguém, estando fortemente ligada com o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e câncer.
De acordo com Chapple, a inflamação adquirida era completamente reversível. Mas se o problema se estender e não for tratado a tempo, os danos podem ser irreversíveis, tornando-se crônica.
Periodontite e gengivite não são doenças ruins apenas para os dentes. A análise da boca é uma das intervenções de saúde mais importantes a serem realizadas, no entanto, esta área é algo que poucos médicos conhecem.
“Esta ligação crucial entre a saúde das gengivas e a saúde do corpo inteiro é relativamente negligenciada por médicos. Como resultado, perdemos muitas oportunidades para educar os pacientes sobre a importância do cuidado dental”, revelou. “Isso torna ainda mais vital que as crianças aprendam o hábito de escovar os dentes corretamente ainda jovens”.
De acordo com o dentista, o ideal é supervisionar a escovação das crianças para que elas aprendam corretamente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.