O papa Francisco chegou à Casa Branca na manhã desta quarta-feira (23) para um encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama. No Twitter, o mandatário deu boas-vindas ao líder da Igreja Católica. Em discurso a bispos norte-americanos em Washington, Francisco pediu para crimes de pedofilia não se repetirem mais na Igreja Católica.
A imprensa norte-americana destacou a simplicidade do papa Francisco, que chegou à Casa Branca em um carro popular para um encontro com o presidente Barack Obama. “É a primeira vez que um Fiat levou um líder mundial à Casa Branca”, destacou a emissora de televisão CNN durante a transmissão da visita do Papa à sede da Presidência norte-americana.
Francisco está usando um modelo Fiat 500 para se locomover pela capital dos EUA. Ele também caminha a bordo de um papamóvel aberto para interagir com o público. Em um pronunciamento nos jardins da Casa Branca nesta manhã, Obama agradeceu a mediação do Vaticano para a retomada das relações diplomáticas de seu país com Cuba, no ano passado. Já o Papa, discursando em inglês, destacou a necessidade dos líderes mundiais se comprometerem contra a mudança climática e elogiou o projeto de redução de gases poluentes apresentados por Obama em agosto.
Na tradicional troca de presentes, Francisco deu a Obama um baixo-relevo em bronze que representa o emblema do Encontro Mundial das Famílias, que ocorre na Filadélfia. O mandatário retribuiu com a escultura em metal de uma pomba em direção ao céu. O objeto contém uma barra da estrutura original da Estátua da Liberdade. Além disso, Obama presenteou o Papa com a chave da casa de Elizabeth Ann Seton, a primeira cidadão norte-americana declarada santa pela Igreja Católica.
Com informações da Agência Ansa
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.