O ano de 2022 foi marcado por dificuldades financeiras para muitas pessoas em todo o mundo, em grande parte devido à pandemia do coronavírus. No Brasil, milhões de pessoas ficaram desempregadas ou tiveram suas rendas reduzidas, o que levou muitas delas a acumular dívidas.
Para ajudar a aliviar a situação financeira dessas pessoas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, promoverá o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira entre os dias 1º e 31 de março.
Durante este período, os consumidores poderão negociar suas dívidas em atraso com os bancos e financeiras participantes, que oferecerão descontos e prazos especiais de pagamento da dívida. As modalidades de crédito que podem ser negociadas incluem cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).
Os consumidores poderão realizar a negociação diretamente com as instituições financeiras, através dos canais oficiais de cada uma, ou pelo portal consumidor.gov.br, acessível através de uma conta Gov.br prata ou ouro.
Para participar, basta acessar a página do Mutirão Nacional criada pela Febraban, onde é possível encontrar conteúdo exclusivo sobre orientação financeira e um passo a passo sobre como acessar o portal e abrir o pedido de negociação.
Na ocasião da negociação com a instituição credora, o consumidor interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.
A renegociação de dívidas é uma oportunidade para os consumidores organizarem suas finanças e melhorarem sua saúde financeira. Durante o Mutirão Nacional, os bancos irão oferecer condições especiais para que o consumidor possa renegociar suas dívidas, como o alongamento de prazos, a redução de taxas, a alteração nas condições de pagamento e a migração para outras modalidades de crédito mais baratas.
De acordo com a Febraban, no último Mutirão realizado entre 1º e 30 de novembro de 2022, foram renegociados 2,325 milhões de contratos pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados. Ao longo da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, o sistema bancário renegociou mais de 24 milhões de contratos em atraso, que somam mais de R$ 1,3 trilhão em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.
Para os consumidores que pretendem participar do Mutirão Nacional, é importante lembrar que podem participar pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado.
A lista das instituições participantes do Mutirão Nacional pode ser consultada na página Meu Bolso Em Dia, da Febraban.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.