Uma mulher de 30 anos de idade, equipada com um marcapasso, entrou em colapso e morreu nos braços de seu marido minutos após passar por um detector de metais de um aeroporto na Rússia. Diana Tolstova estava viajando com seu marido, Maxim, quando o scanner no aeroporto Internacional de Baikal em Ulan-Ude, fez com que o dispositivo implantado nela não funcionasse corretamente. As informações são do Daily Mail.
Maxim disse que sua esposa queixava-se de tonturas quando o casal chegou no seu portão de embarque e, em seguida, entrou em colapso. Ele disse que pediu ajuda, mas afirma que o médico não conseguiu chegar a sua esposa no tempo necessário. Quando a assistência médica chegou, ele alega que os médicos não tinham certeza do que fazer e que não deram a sua esposa qualquer tratamento de primeiros socorros – e eles não chamaram uma ambulância.
Acredita-se que as ondas eletromagnéticas causaram a falha no marcapasso de Diana. Maxim disse a uma agência europeia de notícias que o casal tinha entregado os papéis para o aeroporto para explicar que sua esposa estava equipada com o dispositivo elétrico que controla o ritmo do coração. “Eu não sei o que aconteceu, mas ela passou pelo detector de metais de qualquer maneira”, disse ele ao Mail Online. “Quando chegamos ao portão de embarque, ela começou a sentir tonturas e de repente, desmaiou”. Funcionários do aeroporto estão investigando o incidente.
“Aos seguranças e funcionários do aeroporto são dadas instruções rigorosas sobre como lidar com as pessoas com marcapasso, e avisá-los para nunca deixar que um utente passe por um detector de metais”, disse um porta-voz do aeroporto. “Em circunstâncias normais, eles vêem seus papéis e deixam-los passar. Neste caso, o paciente parece ter esquecido tanto sobre isso, não sabia ou ficou confuso com a segurança do aeroporto, mas cada paciente recebe um aviso rigoroso”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.