Variedades

Moody’s pode reduzir nota da dívida brasileira

A agência de classificação de risco Moody’s poderá revisar para baixo a nota da dívida pública brasileira. No fim da tarde desta quarta-feira (9), a agência anunciou que mudou para negativa a perspectiva da classificação do país. Caso o Brasil seja rebaixado, perderá o grau de investimento, garantia de que o país não corre o risco de dar calote na dívida pública.

Atualmente, a nota do país segundo a Moody’s é Baa3, último nível dentro do grau de investimento. Em setembro, a agência Standard & Poor’s havia excluído o Brasil dessa categoria. Caso mais uma agência rebaixe o país, os fundos de investimento internacionais não poderão mais aplicar recursos no Brasil, ocasionando a fuga de capitais do país.

Em comunicado, a Moody’s informou que a incerteza política decorrente da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff cria dificuldades para o governo aprovar medidas que reduzam gastos obrigatórios e aumentem tributos. Dessa forma, segundo a agência, o país encontra mais dificuldade em conter o crescimento da dívida pública. “A situação política tornou-se cada vez mais complicada. O início de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff lança mais dúvidas sobre a perspectiva de cooperação entre o Congresso e a presidente para aprovar medidas significativas de consolidação fiscal em 2016”, destaca a agência.

A piora dos indicadores fiscais e econômicos do Brasil, ressaltou a Moody’s, afeta a perspectiva de recuperação do país em 2016. A agência informou que levará em conta a aprovação do Orçamento de 2016 e de algumas medidas de aumento de tributos na próxima decisão sobre a nota do país.

“Tomando o Orçamento de 2016 como ponto de partida, nossos analistas vão focar na análise do cenário fiscal e macroeconômico para avaliar a trajetória da dívida pública em diferentes cenários, levando em conta o desenvolvimento do processo de impeachment”, acrescentou a agência no comunicado.

Agência Brasil 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.