Variedades

Ministro faz apelo na OMS por doações de vacinas ao Brasil

(ANSA) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu nesta sexta-feira (30) que países com doses excedentes de vacinas anti-Covid as doem para o Brasil “o quanto antes”.

No cargo desde 23 de março, Queiroga participou pela primeira vez de uma coletiva de imprensa com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, indo de encontro às recorrentes tentativas do presidente Jair Bolsonaro de desacreditar a entidade.

“Reiteramos nosso apelo àqueles que possuem doses extras de vacina para que possam compartilhá-las com o Brasil o quanto antes possível, de modo a nos permitir lograr avançar em nossa ampla campanha de vacinação e de modo a conter a fase crítica da pandemia e evitar a proliferação de novas linhagens e variantes do vírus“, disse o ministro.

O Brasil pleiteia as doses da AstraZeneca que não serão utilizadas pelos Estados Unidos, onde o imunizante ainda não está autorizado.

O governo federal já assegurou a compra de 562,9 milhões de doses de vacinas anti-Covid até o fim do ano, número mais do que suficiente para imunizar toda a população nacional. No entanto, 62,6% estão previstas para chegar apenas no segundo semestre, e 43,5%, somente de setembro em diante – e se não houver novos atrasos devido à falta de insumos.

Até o momento, o Brasil vacinou completamente pouco mais de 7% de sua população, e diversas cidades tiveram de paralisar suas campanhas devido à falta de imunizantes para a segunda dose. “É possível garantir que até o final do ano de 2021 teremos nossa população inteiramente vacinada”, ressaltou Queiroga.

Enquanto isso, o país ultrapassou a barreira de 400 mil mortes desde o início da pandemia, chegando a 401.622 óbitos na última quinta-feira (29). A média móvel de vítimas em sete dias é superior a 2 mil desde 17 de março.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.