Variedades

Ministério estuda recomendar vacina contra covid para todas as grávidas

O Ministério da Saúde estuda ampliar sua recomendação atual sobre vacinação de grávidas contra Covid-19 para sugerir que todas as gestantes recebam a vacina, disse nesta sexta-feira (16) o secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara Medeiros Parente.

A recomendação atual da pasta, em linha com o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi feita há um mês e sugere que as grávidas com fatores de risco, como comorbidades, sejam vacinadas contra Covid-19.

“Hoje praticamente todos os especialistas do Brasil em ginecologia e obstetrícia têm uma sugestão, até pedem com bastante força que todas as gestantes entrem nessa recomendação”, disse Parente.

“Nós já estamos em tratativas avançadas, mas é importante lembrar que a gestação é por definição um período trombótico. Nós temos que ter muito cuidado porque algumas vacinas, mesmo que de forma muito rara, estão mostrando alguns efeitos colaterais neste sentido e a gente sabe que, com grávida, além de se preocupar com a grávida, temos que nos preocupar com o bebê também.”

Na Europa foram registrados alguns casos de coágulos sanguíneos raros em algumas poucas pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 e, nos Estados Unidos, também foram relatados casos de coágulos raros também em uma pequena quantidade de pessoas que receberam a vacina da Johnson & Johnson.

Em nota técnica de 15 de março, o Ministério da Saúde recomendou a vacinação de gestantes “que possuam alguma comorbidade preexistente”, como, por exemplo, diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade, doença cardiovascular ou sejam transplantadas ou imunossuprmidas.

A recomendação é que essas grávidas sejam vacinadas de acordo com os grupos prioritários estabelecidos no calendário do Plano Nacional de Imunização (PNI).

A OMS recomenda que, embora existam poucos dados sobre a segurança das vacinas para gestantes, as grávidas com comorbidades ou alta exposição ao coronavírus, como as profissionais de saúde, sejam vacinadas após consulta com especialista em saúde.

Tramita no Senado um projeto de lei, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) que inclui as grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) entre as prioridades na vacinação contra a Covid-19. De acordo com o projeto, gestantes e puérperas devem ser vacinadas após o grupo de pessoas com mais de 65 anos de idade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.