Variedades

Metrópole Digital abre 40 vagas para mestrado e doutorado em Bioinformática

Programa conta com vagas convencionais e para pesquisadores de empresas. Inscrições seguem até abril

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPg-Bioinfo), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com processos seletivos abertos para mestrado e doutorado. Além das vagas tradicionais para ingresso nos cursos de pós-graduação, a seleção também contempla oportunidades para pesquisadores de empresas – profissionais, contratados ou autônomos, que atuam com biotecnologia ou TI.

O processo seletivo contempla quatro editais diferentes, os quais, juntos, somam 40 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN até o 23 de fevereiro – exceto para o mestrado convencional, cujo período de inscrição segue aberto até o dia 11 do próximo mês.

Do total de vagas ofertadas, 12 são reservadas para ações afirmativas (candidatos pretos, pardos ou indígenas) e quatro são para pessoas com deficiência.

Já as oportunidades para pesquisadores de empresas – regidas pelos editais nº 02/2023 (mestrado) e nº 04/2023 (doutorado) – destinam-se a pessoas que atuam com vínculo empregatício (CLT) e profissionais que desempenham trabalhos autônomos, avulsos, voluntários ou temporários na área tecnológica.

Por sua vez, as vagas convencionais para mestrado e doutorado do PPg-Bioinfo são regidas pelos editais nºs 01/2023 e 03/2023, respectivamente.

Processo seletivo

Os processos de seleção estão previstos para acontecer no mês de fevereiro, conforme cronograma de cada edital, e poderão consistir, a depender do certame, de prova escrita, avaliação de projetos e de desempenho acadêmico e banca de heteroidentificação (quando aplicável).

A prova escrita ocorrerá no auditório do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD) e abordará temas divididos em duas categorias: ciências da vida e ciência da computação. A lista completa dos assuntos está disponível no Anexo IV do respectivo edital.

Os resultados estão previstos para ser divulgados a partir de março deste ano, nas páginas do SIGAA. Uma vez selecionados, os candidatos aprovados poderão matricular-se no mesmo mês em que ocorrer a publicação dos resultados finais.

PPg-Bioinfo

Com destaque nacional e produções acadêmicas de nível internacional, a pós-graduação em bioinformática do IMD foi avaliada, no último quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com nota 5 – resultado atribuído a cursos com alcance nacional.

O programa conta com o objetivo de desenvolver projetos científicos de excelência e, para isso, oferece formações pensadas tanto para a atuação acadêmica como corporativa.

Hoje, o programa também abrange três linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Produtos e Processos, Genômica e Biologia de Sistemas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.