Situada a 50 km acima da superfície terrestre (estratosfera), constituída por cerca de 90% de ozono e com uma espessura que pode ir até 20 km, a camada do ozono é a grande responsável por assegurar a vida na Terra.
O ozono estratosférico funciona como uma barreira de defesa contra os raios ultravioletas (UV-B) prejudiciais à saúde dos seres vivos. A sua existência garante a proteção e o equilíbrio ecológico do planeta, bem como a prevenção de algumas doenças, como o cancro de pele ou as cataratas.
Apesar dos seus efeitos protetores, a verdade é que a camada de ozono continua a ser tema de conversa devido à crescente diminuição da sua camada sobre a Antártida. Estas alterações devem-se, essencialmente, à existência de agentes poluidores que a destroem progressivamente.
Qual o tamanho do buraco da camada de ozono?
O buraco da camada de ozono corresponde ao decréscimo da camada de ozono na estratosfera, sobre a Antártida. Estima-se que a camada de ozono esteja a diminuir cerca de 4%, a cada 10 anos, aumentando ainda mais esta percentagem em algumas estações do ano, sobre a região dos pólos.
Nos finais de 2009, o buraco da camada de ozono tinha uma área de aproximadamente 24 milhões de quilómetros quadrados. De Setembro de 2006 a Setembro de 2009 e segundo fontes da Nasa, o buraco do ozono sofreu uma perda de 5 milhões de quilómetros quadrados em 3 anos, o equivalente a mais de 50 vezes a área de Portugal!
Principais causas da diminuição da camada do ozono
Efeito de Estufa
O aumento da temperatura terrestre terá como possíveis consequências o aumento das áreas desérticas bem como a subida do nível da água do mar.
Clorofluorocarbonetos (CFC)
Presente essencialmente nos gases para refrigeração, extintores, aerossóis, ares condicionados, sprays inseticidas, desodorizantes ou produtos de limpeza.
Acidificação
A acidificação dos solos contribui para a absorção de matérias prejudiciais aos solos e às plantas.
Poluição
As fábricas, a indústria química e os transportes são os grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes.
Consequências da destruição da camada de ozono:
Cancro de pele
Cataratas
Alteração do sistema imunitário
Diminuição da biodiversidade
Aumento da temperatura
Diminuição da produção agrícola
Desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos
O que podemos fazer para evitar esta situação?
Utilizar transportes públicos ou bicicleta
Desligar as luzes, a televisão ou o computador, sempre que não estiverem a ser utilizados
Plantar árvores
Utilizar papel reciclado
Utilizar produtos reutilizáveis
Aderir aos produtos que tenham no rótulo “amigo do ambiente”
Não utilizar aerossóis
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.