Para muitos, voar é uma atividade regular, mas para 4 em cada 10 brasileiros (Ibope), é uma experiência aterrorizante. O medo de voar, também conhecido como aviofobia, pode gerar intensa ansiedade, estresse, taquicardia, crises de pânico e até desmaios, apesar de a aviação ser considerada o meio de transporte mais seguro do mundo.
Esse temor, muitas vezes, está associado a traumas específicos, medo de alturas, medo da morte, ou até mesmo a um trauma vicariante – um trauma vivenciado por meio de relatos de outras pessoas ou por experiência indireta.
EMDR: uma abordagem terapêutica eficaz
Uma abordagem que tem se mostrado eficaz no tratamento de aviofobia é o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing – Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares). Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um tratamento efetivo para traumas, o EMDR foi desenvolvido há mais de 30 anos nos Estados Unidos para ajudar veteranos de guerra.
Como funciona a terapia EMDR?
O EMDR funciona por meio de um processo de oito fases, que aborda todos os aspectos da memória necessários para reprocessar traumas e medos, incluindo imagens, crenças negativas e sensações corporais. Esta abordagem terapêutica utiliza estímulos visuais, auditivos e táteis para facilitar o reprocessamento das memórias traumáticas, modificando sentimentos negativos e transformando a maneira como as sensações corporais são percebidas pelo paciente.
Durante a terapia EMDR, o paciente é incentivado a expressar seus medos ou sensações traumáticas. Os movimentos oculares ajudam o cérebro a processar a experiência traumática e a arquivá-la de uma maneira funcional. “As informações perturbadoras são desatadas através de um caminho adaptativo até que pensamentos, sentimentos, medos, traumas, imagens e emoções tenham desaparecido e espontaneamente substituídos por uma atitude positiva“, explica Ana Lúcia Castello, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de EMDR.
Treinamento e aplicação do EMDR no Brasil
No Brasil, milhares de profissionais de saúde estão capacitados para aplicar a terapia EMDR após passarem por treinamentos homologados. Contudo, apenas psicólogos e médicos podem se qualificar para administrar esta forma de terapia. Além da aviofobia, a terapia EMDR é utilizada para tratar todo tipo de fobia e trauma, incluindo situações delicadas pós-traumáticas.
A Associação Brasileira de EMDR, fundada em 2008, é composta por psicólogos e médicos formados em EMDR. Seus treinadores e facilitadores de treinamentos são reconhecidos pelo EMDR Institute dos Estados Unidos. A associação, juntamente com as empresas vinculadas a ela, promove cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e tem se empenhado para disseminar o EMDR em todo o Brasil.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.