Uma ótima notícia para pacientes que estão na luta contra o câncer de bexiga. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratamento da doença para as pessoas que estão sofrendo com a enfermidade no estágio já em avanço, e que procedimentos como a quimioterapia à base de platina, não dão resultados.
O remédio é o Keytruda, nome comercial do pembrolizumabe do laboratório norte-americano MDS e já foi autorizado para venda. A informação foi noticiada nesta segunda-feira (20), pelo Diário Oficial da União.
Para chegar ao resultado de que o remédio realmente funciona em pacientes com câncer de bexiga, estudos foram realizados com 542 pacientes submetidos ao tratamento com pembrolizumabe ou quimioterapia, durante aproximadamente 23 meses. Foi o chamado estudo fase III, Keynote-045. A conclusão foi de que o remédio apresentado tem uma eficácia de 30% a mais que procedimentos como a quimioterapia, além de diminuir os efeitos colaterais para quem precisar ingerir o medicamento.
O câncer de bexiga
Na maioria dos casos da doença, o maior público atingido por ela é o homem, com idade próxima dos 65 anos e com o hábito de fumar. O câncer de bexiga é uma doença silenciosa, que na fase inicial evolui sem apresentar sinais e sintomas. Mas, com o passar do tempo e com a progressão do carcinoma, podem surgir sintomas, alguns deles são:
1 Sangue na urina
2 Urinar com frequência maior que a habitual.
3 Sensação de dor ou queimação ao urinar (Disúria).
4 Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia.
5 impossibilidade da pessoa urinar.
6 Dor lombar.
7 Perda de apetite e perda de peso.
8 Inchaço nos pés.
9 Dor óssea.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.