A partir do ano que vem, os docentes de todo o país vão poder contar com o Programa Nacional de Residência Pedagógica. O ministro da Educação, Mendonça Filho, não deu detalhes sobre como esse programa vai funcionar, mas disse que a residência pedagógica é uma das ações da política de formação de professores, que o MEC deve divulgar ainda nesta semana.
“O Ministério da Educação vai lançar, em 2018, o Programa Nacional de Residência Pedagógica para aperfeiçoar a formação dos professores nas escolas, desde a graduação. Vamos investir R$ 2 bilhões na promoção, formação e valorização da profissão docente.”
De acordo com Mendonça Filho, mesmo com a grave crise econômica, o governo não reduziu os investimentos na educação pública.
“Apesar da grave crise econômica, este ano fizemos os repasses integrais para a educação básica e, ao mesmo tempo, estamos cumprindo rigorosamente o cronograma de liberação dos recursos para as universidades e institutos federais. Estamos oferecendo mais 2 milhões de vagas no ensino profissionalizante até 2018. Contratamos cerca de 4 mil profissionais para os hospitais universitários e ampliamos o FIES com mais 300 mil contratos.”
O ministro da educação destacou também o investimento de R$ 1,5 bilhão para ampliação da rede de escolas em tempo integral.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.