O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria nº 545/2020, assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub no último dia 18, que acabava com cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação. A Portaria nº 559/2020 torna sem efeito a medida aprovada pelo ex-ministro da educação.
A portaria nº 545/2020 foi o último ato de Weintraub no Ministério da Educação (MEC). Ainda no dia 18, foi anunciada a sua saída do cargo, que havia ocupado durante um ano e dois meses de gestão.
Cotas nos cursos de pós-graduação
As políticas afirmativas nos cursos de pós-graduação foram criadas em 2016 e estabelecia, que, em um prazo de 90 dias, as instituições federais de ensino superior deveriam apresentar propostas sobre inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação (mestrado, mestrado profissional e doutorado). Com o ato, a portaria volta a vigorar.
Os cursos de pós-graduação são fundamentais para a carreira profissional dos brasileiros, principalmente aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica. Os cursos de mestrado e doutorado possuem duração média de dois e quatro anos, respectivamente. Eles fazem parte da pós-graduação stricto sensu, voltadas para a área de pesquisa. Há ainda os cursos de especialização e MBA, focados no mercado de trabalho e atuação profissional.
Bolsas de estudo pós-graduação
Outra oportunidade para investir na carreira profissional é através das bolsas de estudo para pós-graduação que proporcionam descontos de até 70% nas mensalidades até o final do curso. As bolsas são concedidas pelo Educa Mais Brasil em parceria com as melhores faculdades e universidades particulares do país.
Não é necessário comprovação de renda. O único pré-requisito é não ter matrícula ativa na instituição de ensino que deseja estudar. A inscrição é gratuita. Clique no botão abaixo e confira as oportunidades disponíveis em todas as áreas do conhecimento.
Garanta sua pós-graduação com desconto
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.