Os estados de Amazonas, Tocantins, Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás irão receber recursos que foram liberados pelo Ministério da Educação. Cerca de R$ 6,1 milhões serão destinados para o curso de formação profissional de trabalhadores que fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Diversos cursos serão oferecidos às pessoas que por algum motivo, ainda não estão no mercado de trabalho, público que fazem parte do programa de jovem aprendiz, ou os que foram demitidos recentemente e ainda estão recebendo o seguro-desemprego. Ao todo, 4.480 pessoas em 52 cidades dos estados citados, terão o beneficio. Ao final, 72 pessoas estarão formadas, de acordo com o MEC.
As aulas, de todos os cursos serão aplicadas presencialmente. Entre eles serão oferecidos os de assistente administrativo, eletricista industrial, encanador, maquiador, padeiro e recepcionista.
O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em 2011, pelo Governo Federal. Desde então, somam-se mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios.
Alguns dos objetivos do Programa
– oferecer oportunidades educacionais e profissionais aos jovens, além de trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, de todo o Brasil;
– fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
– contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
– ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
– estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.