Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que não conseguiram uma vaga no ensino superior no primeiro semestre deste ano, vão ganhar mais uma oportunidade de pleitear o ingresso em um curso de graduação por meio dos programas do governo Sisu, Prouni e Fies para 2020.2. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.
O primeiro passo para o início do processo seletivo do segundo semestre é a publicação de edital para que as instituições possam manifestar interesse em aderir aos programas do governo. Assim, os candidatos vão poder saber o número de bolsas ofertado e quais cursos estarão disponíveis.
Datas do Sisu, Prouni e Fies 2020.2
Confira o período de inscrição e as regras para participar do processo seletivo para cada programa no segundo semestre:
Data Sisu 2020.2
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas entre 16 e 19 de junho. O programa seleciona candidatos para vagas em universidades públicas. Para participar é preciso não ter zerado a redação do Enem 2019. Algumas instituições também exigem notas de áreas do conhecimento específicas do exame de acordo com o curso de escolha.
Data Prouni 2020.2
Para o Programa Universidade para Todos (Prouni) as inscrições serão de 23 a 26 de junho. Para concorrer às bolsas de estudo integrais ou parciais do programa é preciso ter obtido uma média mínima de 450 pontos na soma das provas objetivas do Enem 2019, não ter zerado a redação e nem ter diploma de ensino superior. Além disso, também é necessário ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou particular, na condição de bolsista integral da instituição.
Outro critério do Prouni é o de renda do grupo familiar:
– ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (bolsa integral);
– ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos (bolsa parcial).
As bolsas Prouni também são destinadas a pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição. Nesse último caso, apenas para concorrer a cursos na modalidade licenciatura.
Data Fies 2020.2
Já para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições serão de 30 de junho a 3 de julho. O programa é dividido em duas modalidades: a com juro zero (Fies) e a oferecida pelos bancos, mas com recursos públicos em que há cobrança de juros, o P-Fies. Para financiar a graduação pelos programas é preciso ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação.
A renda familiar per capita para concorrer na modalidade Fies é de até três salários mínimos, já para o P-Fies o teto são cinco salários mínimos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.