O número de novos alunos em cursos de graduação a distância aumentou 378,9% em um período de 10 anos, conforme Censo da Educação Superior 2019, divulgado no último dia 23. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas no ensino superior a distância entre 2009 e 2019 aumentaram de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio.
Vale ressaltar que os dados computados são anteriores à pandemia do novo coronavírus. Desde o início do isolamento social, os cursos a distância ganharam ainda mais destaque diante da suspensão das aulas presenciais.
Na rede privada, o número de matrículas de alunos em cursos a distância superou o de ingressos em graduações presenciais, que ampliou apenas 17,8%.
Ao todo, 50,7% dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos EAD. Em contraponto, 49,3% dos estudantes escolheram ingressar na educação superior de modo presencial.
As vantagens de estudar na modalidade EAD têm auxiliado milhares de pessoas a concluírem o ensino superior. As facilidades tornaram-se possíveis, também, através de bolsas de estudo ofertadas por programas de inclusão educacional. É possível estudar com bolsa em diversas modalidades de educação como educação básica, cursos técnicos, ensino superior, idiomas etc., em instituições de ensino em todo o país.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.