Variedades

“Mão de Deus” no espaço: Telescópio no Chile capta misterioso espetáculo há 1.300 anos-luz de distância

Um telescópio no Chile capturou uma deslumbrante vista da “Mão de Deus” há 1.300 anos-luz de distância. O glóbulo cometário, também conhecido como CG4, brilha intensamente nesta imagem espetacular, e parece que ele está prestes a pegar as estrelas. Embora pareça vívida nesta imagem, este é de fato uma leve nebulosa, o que torna muito difícil para os observadores amadores detectá-la.  Astrônomos acreditam que ela é alimentada pela sobra, núcleo denso de uma estrela que explodiu em uma explosão de supernova. Mas a sua natureza exata permanece um mistério.

A nebulosa é alimentado pelo sobra, núcleo denso de uma estrela que explodiu em uma explosão de supernova.
A nebulosa é alimentado pelo sobra, núcleo denso de uma estrela que explodiu em uma explosão de supernova.

Em 1976, vários objetos semelhantes a cometas alongadas foram descobertos em fotos tiradas com o telescópio Schmidt do Reino Unido, na Austrália. Por causa de sua aparência, eles ficaram conhecidos como glóbulos cometários mesmo eles não tendo nada em comum com cometas. O objeto mostrado nesta foto mais recente, CG4, é um desses glóbulos cometários. O punho da “Mão de Deus”, que é a parte visível nesta imagem, tem um diâmetro de 1,5 anos-luz. A cauda do glóbulo – que se estende para baixo e não é visível na imagem – é cerca de oito anos-luz de comprimento. Pelos padrões astronômicos isso o torna relativamente como uma pequena nuvem.

A parte da cabeça de CG4 é uma espessa nuvem de gás e poeira, que só é visível, pois é iluminada pela luz das estrelas
A parte da cabeça de CG4 é uma espessa nuvem de gás e poeira, que só é visível, pois é iluminada pela luz das estrelas

O tamanho relativamente pequeno é uma característica geral dos glóbulos cometários. Todos os glóbulos cometários encontrados até agora são isoladas. A parte da cabeça de CG4 é uma espessa nuvem de gás e poeira, que só é visível, pois é iluminada pela luz de estrelas próximas. A radiação emitida por estas estrelas está gradualmente destruindo a cabeça do glóbulo e corroendo as minúsculas partículas que dispersam a luz das estrelas.

a "Mão de Deus" no espaço. Foto: Reprodução/Daily Mail
a “Mão de Deus” no espaço. Foto: Reprodução/Daily Mail

Com informações do Daily Mail.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.