Variedades

Magalu gera 1,3 bilhão de reais de caixa no 2º trimestre

O caixa total encerrou o trimestre com 9 bilhões de reais, cerca de 500 milhões a mais que em março deste ano

O Magalu (B3:MGLU3) acaba de informar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2022. O principal destaque do período foi a geração de 1,3 bilhão de reais de caixa operacional. O resultado veio acompanhado de uma margem Ebitda ajustada de 5,7% – aumento de 0,7 p.p. em relação ao primeiro trimestre deste ano e 3,2 p.p. acima da margem reportada no quarto trimestre de 2021. Trata-se da maior margem Ebitda trimestral desde 2020, o que demonstra o processo de retomada dos níveis operacionais pré-pandemia.

Outro destaque do trimestre foi novamente o marketplace, que superou a marca de 200 mil sellers formais. Trata-se de um crescimento de 100% em menos de um ano. O papel das lojas físicas na atração de novos parceiros locais – e ainda analógicos – tem sido fundamental. Cerca de 100 mil sellers, metade da base total, foram conectados à plataforma por meio do processo de captação feito pelas lojas do Magalu.

As vendas totais neste último trimestre atingiram 14 bilhões de reais, sendo 10 bilhões gerados pelo e-commerce e 4 bilhões pelas lojas físicas. No período de abril a junho de 2022, as vendas totais do Magalu cresceram 1%. Mas uma análise dos últimos três anos – antes, portanto, da pandemia – mostra um crescimento médio de vendas de 34% ao ano.

Mesmo com a forte base de comparação, o e-commerce do Magalu cresceu 2% no segundo trimestre, comparado a uma queda de 3% do mercado, segundo a consultoria especializada Neotrust – refletindo a continuidade do ganho de marketshare. Nos últimos três anos, o e-commerce da companhia cresceu, em média, 61% ao ano e a participação do Magalu no mercado online cresceu 11 pontos percentuais.

As vendas apenas do 3P – representado pelos sellers do marketplace – atingiram 3,6 bilhões de reais neste trimestre, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Em três anos, o crescimento médio anual de vendas do marketplace do Magalu foi de 84%. A expansão do 3P é ainda mais acelerada nas novas categorias. De abril a junho deste ano, as vendas de itens de novas categorias – como moda, casa e jardim, esporte, beleza e acessórios automotivos – cresceram o dobro na comparação com as categorias tradicionais. Nesse trimestre, as categorias de moda e beleza cresceram 88% e 75%, respectivamente.

Conseguimos atingir o principal objetivo da primeira metade do ano, que era aumentar margens, sem perder participação de mercado, nem baixar o nível de serviço ao cliente”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magalu. Segundo Trajano, a operação da companhia está afinada para aproveitar o potencial de expansão de vendas do segundo semestre. “Teremos, logo à frente, eventos muito importantes para o varejo: a Copa do Mundo de Futebol e a Black Friday, além das oportunidades geradas pelo início da operação do 5G na telefonia celular“.

Nesta edição da Copa, o Magalu patrocinará as transmissões dos jogos, com milhares de inserções nos canais de TV abertos e fechados e nos canais digitais do sistema Globo. Pela primeira vez, a companhia usará o pacote de patrocínio das transmissões de um grande evento para divulgar todas as marcas do ecossistema. As campanhas promoverão desde as tradicionais ofertas de TV, e tablets, até itens de esportes, mercado e moda. Será a Copa do #TemNoMagalu.

As adquiridas entregam

ações netshoes NYSE

As empresas adquiridas nos últimos três anos vêm entregando ótimos resultados. Neste trimestre, a Netshoes vendeu mais de 1 bilhão de reais, com 32 milhões de reais de lucro e forte geração de caixa. Em esportes, o crescimento continua no patamar de dois dígitos e foi registrado aumento de 2,5 pontos percentuais na participação no mercado online dessa categoria, comparado ao segundo trimestre de 2021.

Na categoria de moda, as vendas no Magalu e na Zattini cresceram 37% no trimestre, com ganho de 2,8 pontos percentuais de participação no mercado online, e atingiram 1,6 bilhão de reais em termos anualizados. A KaBuM!, adquirida no final de 2021, gerou mais de 150 milhões de reais em caixa no trimestre, enquanto a AiQFome, que já está presente em 815 cidades, apresentou um GMV anualizado de 1,4 bilhão de reais, com crescimento de dois dígitos e resultados positivos.

No negócio de fintech, o TPV total atingiu 22 bilhões de reais neste trimestre. O MagaluPay atingiu a marca de 5,7 milhões de contas abertas e agora está totalmente integrado à tecnologia proprietária da Hub Fintech. Em cartões de crédito para clientes, o TPV continua em forte expansão – foram 13 bilhões de reais no período de abril a junho, crescendo 42%, e atingindo 20 bilhões de reais em carteira de crédito. Em junho, a base de cartões de crédito do Magalu alcançou 7,3 milhões de contas – uma das maiores do mercado.

A operação de cartões de crédito – Cartão Luiza e Cartão Magalu – continua sendo o principal foco, com ênfase nos clientes pré-aprovados pelo Magalu e pelo Itaú, que possuem um bom perfil de crédito. Com essa estratégia, a empresa busca expandir a participação dos meios de pagamento próprios de forma rentável, crescendo as vendas com menor inadimplência. No período, também foi lançada nas lojas uma nova plataforma de empréstimo consignado e antecipação do Saque FGTS.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.