A A.P. Moller – Maersk e a Hyundai Mipo Dockyards concordaram em um contrato para a Hyundai Mipo construir um navio alimentador com uma tecnologia de motor duplo que permite navegar com metanol ou combustível tradicional de muito baixo teor de enxofre. A Maersk anunciou a intenção de encomendar o navio, o primeiro da indústria, no dia 17 de fevereiro de 2021. Ele hasteará a bandeira dinamarquesa.
“Este navio porta-contêiner inovador mostra que soluções escaláveis para resolver adequadamente os desafios de emissões do transporte marítimo já estão disponíveis hoje. A partir de 2023, isso nos dará uma experiência valiosa na operação dos recipientes de contêiner do futuro, oferecendo um produto verdadeiramente neutro em carbono para nossos muitos clientes que nos procuram para ajudá-los a descarbonizar suas cadeias de abastecimento”, disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO da Fleet & StrategicBrands, AP Moller – Maersk.
O alimentador terá 172 metros de comprimento e navegará na malha da Sealand Europe, subsidiária da Maersk, na rota marítima do mar Báltico entre o norte da Europa e a Baía de Bótnia.
A configuração de propulsão de metanol para o navio será desenvolvida pela MAN Energy Solutions e Hyundai Engine and Machinery (motor principal) e pela Himsen (motor auxiliar) em colaboração com a Hyundai Mipo e Maersk. A sociedade de classificação será a American Bureau of Shipping (ABS).
“Desenvolver esta embarcação é um desafio significativo, mas já percorremos um longo caminho em nosso trabalho com o estaleiro e os fabricantes para atingir esse marco. Embora sejamos pioneiros nessas soluções para nossa indústria, estamos trabalhando com tecnologias comprovadas e o potencial de custo de maior escala está se tornando muito claro para nós”, disse Ole Graa Jakobsen, chefe de tecnologia de frota, AP Moller – Maersk.
Mais da metade dos maiores clientes da Maersk definiram – ou estão em processo de definir – metas ambiciosas baseadas na ciência de carbono zero para suas cadeias de abastecimento, tornando o pedido mais um passo importante nos esforços da Maersk para apoiar o número crescente de clientes que pedem produtos neutros em carbono.
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