(ANSA) – Uma nova pesquisa eleitoral feita pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e divulgada pelo portal “G1” e pela “GloboNews” na noite desta terça-feira (14), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições presidenciais de 2022 ainda no primeiro turno.
Lula tem 48% dos votos dos entrevistados e todos os outros concorrentes citados na enquete têm juntos 38%. Segundo o Ipec, criado após o fim do Ibope Inteligência, a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O instituto analisou dois cenários: um com 12 candidatos e outro com cinco.
No primeiro caso, Lula (PT) tem 48% das intenções de votos; o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 21%; o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) tem 6%; e Ciro Gomes (PDT) tem 5%.
Todos os demais têm menos de 5%.
No cenário com cinco postulantes ao cargo de presidente, Lula tem 49%; Bolsonaro tem 22%; Moro tem 8%; Ciro tem 5%; e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tem 3%.
Rejeição de Bolsonaro
O Ipec também avaliou como os eleitores veem o governo de Bolsonaro e o índice de reprovação do mandatário continua em patamares recordes.
Para 55% dos entrevistados, o governo é ruim ou péssimo; 25% apontam como regular; 19% consideram ótimo ou bom; 1% não soube ou não quis opinar.
Na última pesquisa, o índice de reprovação era de 53%, dentro da margem de erro da atual pesquisa; 23% viam como regular e 22% como ótimo ou bom.
Ao todo, o Ipec ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios entre os dias 9 e 13 de dezembro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.