Variedades

Lula publica carta aos evangélicos e reforça ser contra o aborto

Candidato do PT à Presidência tenta conquistar votos no eleitorado evangélico, em que Bolsonaro tem ampla maioria

O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou nesta quarta-feira (19) uma “Carta Compromisso com os Evangélicos” onde rechaçou acusações de que irá fechar igrejas e defendeu a liberdade religiosa.

A grande maioria dos brasileiros e brasileiras que viveram os oito anos em que fui presidente da República, sabe que mantive o mais absoluto respeito pelas liberdades coletivas e individuais, particularmente pela liberdade religiosa“, inicia o documento.

Lula ainda cita leis e decretos assinados durante o período, como a reforma do Código Civil para assegurar a liberdade religiosa e os decretos que criaram a Marcha para Jesus e o Dia Nacional dos Evangélicos.

Vivemos, entretanto, um período em que mentiras passaram a ser usadas intensamente com o objetivo de provocar medo nas pessoas de boa fé, e afastá-las do apoio a uma candidatura que justamente mais as defende. Por isso senti a necessidade de reafirmar meu compromisso com a liberdade de culto e de religião em nosso país“, escreve.

Todos sabem que nunca houve qualquer risco ao funcionamento das Igrejas enquanto fui presidente. Pelo contrário! Com a prosperidade que ajudamos a construir, foi no nosso governo que as igrejas mais cresceram, principalmente as evangélicas, sem qualquer impedimento e até tiveram condições de enviar missionários para outros países. Não há por que acreditar que agora seria diferente“, diz ainda no trecho seguinte.

O ex-presidente ainda cita os trabalhos feitos pelas denominações religiosas por todo o país e “no cuidado do povo”.

Em meio a este triste escândalo do uso da fé para fins eleitorais, assumo com vocês este compromisso: meu governo jamais vai usar símbolos de sua fé para fins político-partidários, respeitando as leis e as tradições que separam o Estado da Igreja, para que não haja interferência política na prática da fé“, acrescenta.

Ao longo da carta, Lula ainda assume o compromisso de “respeito à família” e no apoio aos jovens para serem mantidos “longe das drogas”. O candidato petista ainda condena o aborto, dizendo que a “vida é sagrada” e que é “pessoalmente contra o aborto e lembro a todos e todas que este não é um tema a ser decidido pelo presidente da República e sim pelo Congresso Nacional“.

Com as bênçãos de Deus, haveremos de honrar nossa dupla condição, de cidadãos e cristãos, pois não há contradição entre elas quando o propósito é servir, buscando a paz e o entendimento. E digo tudo isso com muito amor pelo nosso querido Brasil e pelo povo brasileiro“, finaliza.

A carta foi publicada por conta das inúmeras fake news publicadas contra a campanha do petista, de que ele iria fechar igrejas e legalizar o aborto.

Por conta disso, aliados orientaram Lula a se manifestar para evitar perda de votos dentro do segmento evangélico, uma das principais bases de apoio da campanha do atual presidente, Jair Bolsonaro, que busca a reeleição.

Com informações da ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.