A segunda rodada da pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (25/04) mostra que ao longo do último mês a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro encolheu de 14 pontos percentuais para 9 pontos no 1º turno, e de 19 para 15 na simulação de 2º turno.
Enquanto isso, a chamada 3ª via, que em março tinha 24% dos votos (somando-se todos os outros candidatos), agora soma apenas 17%. O cenário é de total polarização entre o ex e o atual presidente.
Em quem você votaria no 2º turno?
Num possível segundo turno, o ex-presidente Lula venceria em 5 de nove cenários. Bolsonaro, por sua vez, venceria em 3 cenários. O candidato da chamada terceira via, Ciro Gomes, venceria em um único cenário: contra o atual presidente Jair Bolsonaro.
Confira:
Avaliação do governo
Hoje, 30% do eleitorado avaliam o governo Bolsonaro como ótimo/bom, 19% como regular e 51% como ruim/péssimo, uma discreta melhora em relação há um mês.
A pesquisa revela ainda que os brasileiros seguem preocupados com a economia, principalmente em relação ao cenário inflacionário e ao endividamento.
Para 62% dos eleitores, o Brasil está em crise econômica, com dificuldades para superar o momento.
“A pauta econômica é sempre uma das principais de toda eleição. Em momentos de bonança ou de crise. O bolso do eleitor, que sente a inflação e o aumento das dívidas, tem tudo para ser um importante preditivo para outubro“, afirma André Jácomo, diretor do Instituto FSB.
O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 22 e 24 de abril. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-04676/2022.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.