(ANSA) – A ex-senadora Marina Silva (Rede) é a candidata favorita de um segundo turno das eleições presidenciais de 2018 em todos os cenários. É o que indica os dados da nova pesquisa nacional do Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, dia 12.
De acordo com a pesquisa, que levou em consideração a intenção de voto de 2.828 pessoas com 16 anos ou mais de todo o Brasil, a política, que nunca disputou um segundo turno antes, estaria nele em todos os cenários hipotéticos imaginados pelo Instituto.
Contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), que cresceu em relação à última simulação realizada em julho e é o favorito no primeiro turno com 25 pontos percentuais, Marina, que está atrás com 15 pontos, conseguiria derrotar Lula no segundo turno com uma diferença de 9 pontos. A ex-senadora também aparece na frente contra os possíveis candidatos do PSDB, que já teriam uma pequena desvantagem em relação a Lula.
Contra o senador Aécio Neves, que é o terceiro candidato que apareceu na pesquisa, com 11 pontos, Marina também seria a vencedora. Já contra o ministro das Relações Exteriores do país, José Serra, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a diferença seria ainda maior e Marina conseguiria com folga a vitória. Até em uma simulação com o juiz federal Sérgio Moro a política iria para o segundo turno, com um empate numérico de 11 pontos percentuais das intenções de voto, mas assumiria mais uma vez a liderança.
Outro dado importante da pesquisa é que o atual presidente Michel Temer ficou com apenas 4 pontos da intenção de voto. Além disso, o político do PMDB tem o maior percentual de rejeição para o primeiro turno de 2018, taxa que subiu de 29% em julho para 45% agora.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.