Variedades

Lucro líquido da Ambev cresce 16% no segundo trimestre de 2019

Após um excelente começo de ano, a Cervejaria Ambev voltou a registrar evolução em seus principais indicadores financeiros no segundo trimestre de 2019. No Brasil, o volume de cerveja vendido teve alta de 2,9%, impulsionado, sobretudo, pelo crescimento de dois dígitos de seu portfólio premium global – Budweiser, Stella Artois e Corona. No mercado brasileiro, a receita líquida de cervejas aumentou 6,7%, com alta de 3,7% na receita por hectolitro.

Considerando a operação consolidada, a receita líquida da Ambev cresceu 7,2%, atingindo R$ 12,1 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 2,71 bilhões — um aumento de 16,1%. Os volumes cresceram 0,8%, somando 36,8 milhões de hectolitros, com elevação de 6,3% na receita por hectolitro.

Os resultados apresentados neste trimestre são consequência direta do investimento da companhia em suas plataformas estratégicas, especialmente no fortalecimento de seu portfólio premium e das famílias de marcas como Brahma e Skol.

Entre as novidades do segundo trimestre, estão o lançamento da cerveja alemã Beck’s e da Colorado Ribeirão Lager, que passou a integrar o portfólio da Colorado – além das inovações com as novas embalagens de Budweiser e Stella Artois.

Esses movimentos contribuíram para a manutenção do ótimo desempenho das marcas premium globais da Ambev.

“Os resultados deste segundo trimestre são muito animadores e nos dão ainda mais confiança para seguir com nossa estratégia de construção de portfólio”, diz Fernando Tennenbaum, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev. “Temos convicção de que o jogo do mercado será ganho pela empresa que oferecer o mais diverso número de opções de qualidade para atender a todos os tipos de consumidor. Hoje, essa empresa é, sem dúvida, a Ambev.”

Considerando todas as operações da companhia no Brasil, que incluem vendas de cerveja e bebidas não alcoólicas, categoria que teve um avanço importante, a receita líquida cresceu 7,8% no trimestre, atingindo R$ 6,2 bilhões. No período, o volume aumentou 3,6%, com elevação de 4,1% na receita por hectolitro.

Também houve avanço nos mercados internacionais da cervejaria. O EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da região CAC (América Central e Caribe) no segundo trimestre foi de R$ 811,1 milhões — 33,9% acima do mesmo período do ano passado. A receita líquida da região cresceu 11,6% e o volume, 5,7%. Na Zona LAS (Latin America South), a receita líquida subiu 10,6% no trimestre e o EBITDA atingiu R$ 841,3 milhões (1,9% acima do registrado no segundo trimestre de 2018).

Consolidado (18 países onde a Cervejaria Ambev opera)

Resultado 2° tri 2019 vs. 2° tri 2018

A receita líquida consolidada atingiu R$ 12,1 bilhões, crescimento de 7,2%. O lucro líquido subiu 16,1%, chegando a R$ 2,71 bilhões. O volume de vendas aumentou 0,8%, totalizando 36,8 milhões de hectolitros, com crescimento de 6,3% na receita por hectolitro. O EBITDA foi de R$ 4,6 bilhões — uma elevação de 0,3% na comparação trimestre a trimestre.

Brasil – Cervejaria Ambev

Resultado 2° tri 2019 vs. 2° tri 2018

Na operação brasileira, a receita líquida cresceu 7,8% no 2º trimestre deste ano na comparação anual, chegando a R$ 6,2 bilhões. O volume total de vendas (cerveja + não alcoólicos) subiu 3,6%, com aumento de 4,1% na receita por hectolitro. O EBITDA caiu 5,1%. Em cerveja, o volume de vendas cresceu 2,9%, com alta de 6,7% na receita – que atingiu R$ 5,2 bilhões – e de 3,7% da receita por hectolitro. No segmento de bebidas não alcoólicas, o volume de venda cresceu 5,6% no trimestre, com alta de 14,2% na receita líquida e de 15,9% no EBITDA.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.