Após um excelente começo de ano, a Cervejaria Ambev voltou a registrar evolução em seus principais indicadores financeiros no segundo trimestre de 2019. No Brasil, o volume de cerveja vendido teve alta de 2,9%, impulsionado, sobretudo, pelo crescimento de dois dígitos de seu portfólio premium global – Budweiser, Stella Artois e Corona. No mercado brasileiro, a receita líquida de cervejas aumentou 6,7%, com alta de 3,7% na receita por hectolitro.
Considerando a operação consolidada, a receita líquida da Ambev cresceu 7,2%, atingindo R$ 12,1 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 2,71 bilhões — um aumento de 16,1%. Os volumes cresceram 0,8%, somando 36,8 milhões de hectolitros, com elevação de 6,3% na receita por hectolitro.
Os resultados apresentados neste trimestre são consequência direta do investimento da companhia em suas plataformas estratégicas, especialmente no fortalecimento de seu portfólio premium e das famílias de marcas como Brahma e Skol.
Entre as novidades do segundo trimestre, estão o lançamento da cerveja alemã Beck’s e da Colorado Ribeirão Lager, que passou a integrar o portfólio da Colorado – além das inovações com as novas embalagens de Budweiser e Stella Artois.
Esses movimentos contribuíram para a manutenção do ótimo desempenho das marcas premium globais da Ambev.
“Os resultados deste segundo trimestre são muito animadores e nos dão ainda mais confiança para seguir com nossa estratégia de construção de portfólio”, diz Fernando Tennenbaum, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev. “Temos convicção de que o jogo do mercado será ganho pela empresa que oferecer o mais diverso número de opções de qualidade para atender a todos os tipos de consumidor. Hoje, essa empresa é, sem dúvida, a Ambev.”
Considerando todas as operações da companhia no Brasil, que incluem vendas de cerveja e bebidas não alcoólicas, categoria que teve um avanço importante, a receita líquida cresceu 7,8% no trimestre, atingindo R$ 6,2 bilhões. No período, o volume aumentou 3,6%, com elevação de 4,1% na receita por hectolitro.
Também houve avanço nos mercados internacionais da cervejaria. O EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da região CAC (América Central e Caribe) no segundo trimestre foi de R$ 811,1 milhões — 33,9% acima do mesmo período do ano passado. A receita líquida da região cresceu 11,6% e o volume, 5,7%. Na Zona LAS (Latin America South), a receita líquida subiu 10,6% no trimestre e o EBITDA atingiu R$ 841,3 milhões (1,9% acima do registrado no segundo trimestre de 2018).
Consolidado (18 países onde a Cervejaria Ambev opera)
Resultado 2° tri 2019 vs. 2° tri 2018
A receita líquida consolidada atingiu R$ 12,1 bilhões, crescimento de 7,2%. O lucro líquido subiu 16,1%, chegando a R$ 2,71 bilhões. O volume de vendas aumentou 0,8%, totalizando 36,8 milhões de hectolitros, com crescimento de 6,3% na receita por hectolitro. O EBITDA foi de R$ 4,6 bilhões — uma elevação de 0,3% na comparação trimestre a trimestre.
Brasil – Cervejaria Ambev
Resultado 2° tri 2019 vs. 2° tri 2018
Na operação brasileira, a receita líquida cresceu 7,8% no 2º trimestre deste ano na comparação anual, chegando a R$ 6,2 bilhões. O volume total de vendas (cerveja + não alcoólicos) subiu 3,6%, com aumento de 4,1% na receita por hectolitro. O EBITDA caiu 5,1%. Em cerveja, o volume de vendas cresceu 2,9%, com alta de 6,7% na receita – que atingiu R$ 5,2 bilhões – e de 3,7% da receita por hectolitro. No segmento de bebidas não alcoólicas, o volume de venda cresceu 5,6% no trimestre, com alta de 14,2% na receita líquida e de 15,9% no EBITDA.
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