Totalmente online e livre das assustadoras taxas mensais e anuais, o banco NEON chega ao mercado disposto a inaugurar uma nova categoria no segmento bancário com a premissa de ajudar os clientes a administrarem melhor sua vida financeira.
Sob o comando do jovem empreendedor Pedro Conrade, 24 anos, o NEON foi criado para deixar no passado tudo aquilo que costuma irritar o cliente de um banco clássico: filas, burocracia, letrinhas miúdas e inúmeras cobranças em papel. A empresa é uma evolução da Contro.ly, fintech fundada em 2014 que tem cerca de 10 mil usuários. Agora, como um banco, a meta é alcançar 100 mil clientes ativos em um ano. “Minha inquietação com a forma tradicional dos bancos se deu quando tive uma experiência desastrosa com meu banco durante uma viagem internacional e me dei conta de que eu era apenas um número para eles e que, de fato, não se preocuparam em me ajudar”, conta Pedro.
Totalmente online e com foco no público jovem, o NEON pode ser acessado via smartphone por meio de um sistema de biometria facial que garante maior segurança. Ao abrir uma conta NEON pelo aplicativo, o usuário terá dois cartões internacionais com a bandeira Visa: um físico e um virtual. O físico deve ser usado na função débito. O virtual, por sua vez, será utilizado para compras na internet, na função crédito, porém, o valor da transação é debitado automaticamente da conta.
O banco não oferece linha de crédito, pois acredita que deve ser um aliado na gestão financeira e não um peso na vida de seus clientes. “A maior parte das pessoas que se endividam com cartão de crédito estão apenas um mês atrasadas com o pagamento de suas contas. Elas precisam apenas de uma melhor organização financeira. Queremos ajudar nossos clientes a economizarem e sempre optarem por compras à vista ao invés de se perderem financeiramente com o parcelamento”, diz Pedro.
Com relação às taxas, a visão do NEON é de transparência. Não há cobrança de mensalidade fixa. Para efeito de comparação, operações como o primeiro saque e o primeiro TED mensal são gratuitas. A partir da segunda TED, a cobrança por operação será de R$ 3,50, valor muito abaixo do que é cobrado pelos bancos tradicionais cujos valores alcançam até R$ 15,50. Ao abrir sua conta digital, o cliente recebe um número de banco, agência e conta e então pode começar a verificar seu saldo, realizar transferências, pagar contas, receber pagamentos, analisar o seu desempenho, gastos separados por categoria (alimentação, transporte, educação entre outros) e ainda, criar objetivos financeiros que funcionarão como investimentos com taxas de rendimento maiores que a poupança.
Como forma de materializar este posicionamento, o NEON lançou a ação online Quanto Custa o seu Banco. Por meio de um questionário com perguntas simples, tais como qual a sua renda mensal? Qual a sua idade? Há quanto tempo é cliente do banco?, entre outras, a ação mostra que com o passar dos anos, o dinheiro consumido em taxas seria suficiente para a aquisição de bens importantes, viagens ao exterior e até o pagamento de curso universitário.
“Somos um banco de jovens feito para jovens. Não queremos estimular que as pessoas iniciem sua vida bancária cheias de dívidas. Nosso foco é estimular a educação financeira para que os planos, tanto os simples como ir ao cinema toda a semana até os mais difíceis como fazer a viagem dos sonhos, não sejam utopias”, explica Pedro.
NEON será o primeiro banco no Brasil a utilizar a identificação biométrica para transações dentro do aplicativo. O reconhecimento facial e digital será solicitado para que o cliente possa acessar sua conta e realizar transações internas como transferências, pagamentos entre outras funções habituais. Ao entrar pela primeira vez no app e aceitar todas as normas, automaticamente o dispositivo irá tirar fotos que serão utilizadas no cadastramento do cliente e futuramente nas autenticações.
A tecnologia vem não só para facilitar a vida do cliente, mas também para garantir mais segurança nas transações bancárias. Para tanto, NEON foi procurar o que há de mais moderno no mundo e trouxe ao Brasil a tecnologia IdentityX® da empresa americana Daon, especializada em software de identificação. Essa mesma tecnologia é utilizada nos principais aeroportos do mundo.
“O Neon é tipo um banco, só que totalmente diferente. Oferecemos todas as soluções que as pessoas precisam direto no nosso aplicativo. Nosso principal objetivo é simplificar a vida financeira dos nossos clientes”, conclui Pedro Conrade.
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