A Liga Contra o Câncer realizou nesta sexta-feira (23 de dezembro) sua primeira cirurgia usando o método de Enucleação Endoscópica Prostática com Holmium Laser (HoLEP), um método inovador e minimamente invasivo. O procedimento aconteceu na unidade hospitalar Policlínica.
A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), um aumento da glândula da próstata. O procedimento é realizado via transuretral, sem corte ou incisões, usando um aparelho que permite a passagem da fibra laser, e apresenta melhores resultados que o RTU de próstata. Entre os benefícios estão o menor tempo de internação, redução de risco de sangramento durante o procedimento e no pós operatório, risco mínimo de impotência e uma queda da taxa recidiva.
“É uma técnica inovadora, um grande ganho em tecnologia para a Liga e realizada por urologistas. Serão feitas escalas com os médicos para que o equipamento seja levado para o hospital de referência, que é a Policlínica, para que as cirurgias sejam feitas em determinados períodos“, explica Karol Almeida, gerente comercial da Liga. De acordo com ela, os procedimentos devem acontecer com regularidade, seguindo a demanda clínica da instituição, usando equipamento fornecido pela Sinergia Médica.
Sobre a Liga
Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é formada atualmente por seis unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó), o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela (unidade de apoio humanitário).
Instituição privada sem fins lucrativos, a Liga realiza por ano quase 1,5 milhão de procedimentos e destina 70% de seu atendimento a pacientes do SUS, como parte de sua missão de levar a melhor assistência oncológica a todos os cidadãos, independente da forma de acesso.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.