Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao parlamento português nesta terça-feira (25 de abril) para protestar contra a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O movimento foi organizado pelo partido de extrema-direita Chega, que busca ganhar espaço na política portuguesa. A legenda é a terceira maior do parlamento, com 12 deputados.
O protesto, que ocorreu no 49º aniversário da Revolução dos Cravos (data histórica em Portugal que marcou o fim da ditadura no país), teve como principal mote o grito de “Lula ladrão”. Os manifestantes, apoiados por brasileiros que residem em Portugal, se opuseram à presença do presidente na Assembleia da República, onde ele discursou mais cedo.
Confira vídeo do momento:
Ver essa foto no Instagram
Apesar das manifestações, Lula foi autorizado a falar durante a sessão de boas-vindas, antes da sessão solene, devido a negociações entre os parlamentares. Durante seu discurso, o petista criticou o governo anterior – liderado por Jair Bolsonaro, e falou sobre o risco à democracia no país. Lula ainda afirmou que é contra soluções militares para os problemas políticos da atualidade.
“A democracia no Brasil viveu recentemente momentos de ameaça. Saudosos do autoritarismo tentaram atrasar o relógio em 50 anos e reverter as liberdades que conquistamos. Os portugueses assistiram a tudo, preocupados com a possibilidade de que o Brasil desse as costas ao mundo. Tenho viajado o mundo para reencontrar nossos parceiros e reafirmar que o Brasil que todos sempre conhecemos voltou à cena internacional. Um país que não aceita que o seu povo passe fome e que tem consciência de sua responsabilidade na segurança alimentar mundial“, declarou Lula.
Embora os apoiadores de Lula também tenham comparecido ao local do protesto, o número foi significativamente menor. O braço português do Partido dos Trabalhadores (PT) convocou uma manifestação em resposta aos protestos da extrema-direita. Devido ao temor de possíveis confrontos violentos, a polícia montou um forte esquema de segurança no entorno do parlamento, mas nenhum incidente foi registrado até o momento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.