Variedades

Juiz recebe pedido de MPF para transferir Sérgio Cabral para presídio federal

O pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF), para transferir o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para um presídio federal foi recebido pelo juiz Marcelo Bretas acolheu, nesta segunda-feira (23). A decisão foi tida ainda durante um depoimento do ex-governador, sobre uma suposta compra de joias para a esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, realizado com dinheiro de propina.

Durante o interrogatório, Sérgio Cabral falou sobre alguns empreendimentos que a família teria no ramo de bijuterias. Ele falou também da concretização da delação de Renato Pereira (ex-marqueteiro do PMDB) e informações do andamento do processo.

O juiz falou sobre o caso, afirmando que não é nada comum a afirmação feita por Cabral. “É no mínimo inusitado que ele venha aqui trazer a juízo, numa audiência gravada, a informação de que recebe ou acompanha a rotina da família do magistrado. Deixa a informação de que apesar de toda a rigidez (do presídio no Rio), que imagino que haja, aparentemente tem acesso privilegiado a informações que talvez não devesse ter”, disse o juiz.

Para o advogado de defesa, Rodrigo Rocca, a decisão tomada foi desnecessária. “Se meus familiares mexem com pastel ou outro ramo não tem importância alguma para criar embaraço à Vossa Excelência ou a quem quer que seja, além de inusitado (o fato de aceitar a denúncia) violaria preceitos constitucionais”, disse. E completou: “Os presos entram e saem de lá e dizem coisas que nem sempre condizem com a verdade. Presumo que é verdadeira. Não diria que (a decisão) foi infeliz, diria que foi desnecessário”.

Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho foi preso desde novembro de 2016, na operação batizada como Calicute, um desdobramento da operação Lava Jato. Ele é acusado de liderar o desvio de 224 milhões de reais em propinas. Em 6 de dezembro de 2016, a Justiça aceitou a denúncia do MPF, e tornou-se réu pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.