Em entrevista à Rádio Band News, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, autor da decisão liminar que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil, admitiu ter sido o autor de postagens com críticas ao PT em redes sociais. Apesar disso, o juiz, que também já participou de protestos, disse que esses fatos não tiram sua imparcialidade para julgar.
Ele disse que a atuação como cidadão, em busca de um país melhor, interfere na vida dele, assim como a religião, por exemplo. Mas que, no caso em questão, ele julgou o pedido de acordo com o que está no processo e com o sistema jurídico.
Catta Preta postou fotos em que se mostrava presente em protestos contra a presidente da República, Dilma Rousseff, replicou imagens do boneco de Lula vestido de presidiário e afirmou: “Ajude a derrubar a Dilma e volte a viajar para Miami e Orlando. Se ela cair, o dólar cai junto”.
Juristas acreditam que o comportamento não é adequado à posição e que isso deve influenciar na derrubada da liminar. A Advocacia-Geral da União afirmou que vai recorrer ainda hoje da decisão.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.