Dois jovens alemães viajaram 500 km de Hamburgo para a cidade polonesa de Lubomierz, Baixa Silésia, a fim de encontrar um tesouro escondido, relata o site oficial da cidade Lubomierz.pl. Para localizar, eles usaram um mapa mundi que, de acordo com eles, foi elaborado por seu avô, que viveu lá por um tempo e afirmou ter enterrado um tesouro antes de deixar a cidade em 1952.
Para chegar a esta pequena cidade de cerca de 2.000 habitantes, os jovens procuraram a ajuda de uma moradora local. A mulher considerou a história suspeita e então chamou a polícia. As autoridades policiais proibiram a execução de escavações no local até os jovens terem uma permissão oficial das autoridades. Uma vez emitida a ordem, a polícia acompanhou os jovens em sua busca estranha.
Ao chegar no local informado no mapa, para surpresa de todos, o avô dos jovens estava certo. No lugar foi encontrado dois vasos quebrados contendo um relógio, várias jóias, moedas do século XIX e vários charutos que datam de 1935. Os itens foram enviados para uma análise especializada e foi descoberto que eles têm um alto valor histórico. Os itens foram enviados para o museu da cidade.
A pequena cidade de Lubomierz fazia parte da Polônia, República Checa e Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, ela retornou à jurisdição polaca. E este não foi o primeiro relato de “caça ao tesouro” no local.
Em 1972, algumas crianças estavam brincando perto de uma antiga igreja e encontraram um vidro contendo moedas de ouro de vários países europeus. Em outra ocasião, durante a reconstrução de um edifício administrativo, realizado em 2008, os trabalhadores encontraram um lugar secreto onde estavam escondidos documentos escritos entre 1802 e 1874.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.