Israel é o país com a maior porcentagem de pessoas vacinadas contra covid-19 no mundo. As autoridades de saúde já conseguiram vacinar 58% da população. Seis semanas após o início da campanha, seus resultados começaram a ser percebidos na faixa etária vacinada mais cedo: os maiores de 60 anos.
O especialista em análise de dados Eran Segal, do Weizmann Institute of Science em Rehovot, foi o primeiro a alertar para a mudança de tendência com um otimismo moderado. “Dizemos com cautela: a mágica começou em Israel”, tuitou Segal. Junto com a frase, ele ofereceu uma série de gráficos. O que mudou? Bem, basicamente o comportamento da doença em um dos grupos mais afetados por ela: os idosos.
Nas últimas duas semanas, os casos entre pessoas com mais de 60 anos caíram 35%. Além disso, os positivos para coronavírus neste grupo populacional são menos graves. As internações caíram 30% e os casos críticos da doença também caíram 20%. Os números não são atribuíveis ao confinamento porque no último confinamento as medidas eram as mesmas e esta alteração não ocorreu.
Os estudos preliminares realizados pela Maccabi Healthcare Services indicam também que a eficácia da vacina utilizada (a desenvolvida pela Pfizer) é comparável à dos ensaios clínicos e ronda os 90%.
Claro, a evolução da vacinação no país não está isenta de problemas. Israel tem enfrentado duras críticas da comunidade internacional por não estender as campanhas de vacinação aos territórios ocupados de Gaza e Palestina. Internamente também tem problemas. Comunidades judaicas ultraortodoxas relutam em se vacinar por motivos religiosos. O mesmo ocorre com cidades com maior percentual de população muçulmana, onde a vacinação é menor devido à desconfiança nas políticas governamentais.
Problemas de cunho social estão surgindo como o maior obstáculo à vacinação em todo o mundo, principalmente pelo surgimento de bolsões populacionais que desconfiam da vacina. Esperançosamente, resultados positivos como este os convencerão da necessidade de vacinar todos o mais rápido possível.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.