(ANSA) – O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou nesta quarta-feira (3) que pretende produzir urânio enriquecido acima do limite previsto no acordo nuclear de 2015 a partir do próximo dia 7 de julho.
“A partir de 7 de julho nosso grau de enriquecimento deixará de ser 3,67%. Deixamos de lado este compromisso. Vamos elevar acima de 3,67% tanto quanto desejarmos e na quantidade que necessitarmos”, declarou o mandatário. No entanto, o novo percentual de enriquecimento não chegou a ser revelado. No último dia 1º de julho, Teerã já havia confirmado que havia excedido o limite permitido de 300 kg de estoque de urânio de baixo enriquecimento após fontes locais levantarem a suspeita, violando pela primeira vez o acordo nuclear assinado em 2015, durante o mandato do ex- presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
O Irã chegou a anunciar no mês passado que aumentaria seu estoque de urânio enriquecido, como forma de pressionar a comunidade internacional. “Se a Europa não agir a tempo contra as sanções dos EUA, o Irã dará o próximo passo no próximo domingo”, acrescentou Rohani.
A declaração é dada no momento em que o Irã e os Estados Unidos trocam acusações e ameaças, em um clima crescente de tensão, principalmente depois que Washington saiu do acordo nuclear e anunciou sanções econômicas contra os iranianos.
Teerã, por sua vez, quer que a Europa e outros signatários do tratado façam um esforço para mantê-lo. O aumento das reservas e o nível de enriquecimento pode ser usado para a produção de armas nucleares.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.