O edifício-sede do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, na Esplanada dos Ministérios, localizado em Brasília, foi tomado por vários integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desde o início da manhã desta terça-feira (17). Um dos objetivos dessa ocupação, segundo explicou um dos participantes do movimento, Alexandre Conceição, é a liberação de verbas para investimentos para alguns serviços solicitados.
“A jornada tem um único objetivo: exigir do governo o descontingenciamento do orçamento da reforma agrária e da agricultura familiar de 2017 e a reabertura do orçamento de 2018 [quanto às mesmas rubricas]. A proposta que o governo tem submetido ao Congresso é o desmonte total das duas áreas. Em alguns programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o corte passa de 90%”, disse Alexandre.
De acordo com informações da polícia militar, que controla o local com 20 homens e quatro viaturas, aproximadamente 300 pessoas estão ocupando o edifício. No entanto, os participantes do movimento afirmam que a quantidade de ocupantes chega a mil.
Segundo o MST, a Jornada Nacional de Lutas de Outubro, que teve início na última segunda-feira (16), mobiliza cerca de dez mil militantes. Ainda segundo os líderes do movimento, participam pessoas do Distrito Federal, Minas Gerais, e Goiás.
Os funcionários que chegaram ao local para trabalhar, encontraram as portas de acesso bloqueadas pelos manifestantes. Pessoas ligadas ao movimento informaram que prédios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de outras localidades também estão sendo ocupados. Entre as cidades estão: Maceió (AL), Ponto Novo (BA), Recife e Petrolina (PE).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.