Variedades

INSS suspende novos empréstimos para BPC

Com a nova regra, as instituições financeiras ficam impedidas de executar novas averbações de crédito consignado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) interrompeu nesta segunda-feira (6) os contratos de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil a todos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Segundo o órgão, a decisão deve-se à “publicação da Medida Provisória nº 1.164, de 2 de março de 2023“, que instituiu o Novo Bolsa Família.

O BPC/LOAS é um benefício assistencialista no valor de um salário mínimo pago mensalmente pelo INSS a pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que tenham renda familiar per capita (por pessoa) de até 1/4 do salário mínimo. O objetivo é garantir a subsistência dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Antes da medida, até 40% do benefício poderia ser comprometido em contratos de empréstimo, dos quais 35% eram descontados diretamente na folha do benefício e outros 5% para cartão de crédito consignado. Com a nova regra, as instituições financeiras ficam impedidas de executar novas averbações ou comandos que contemplem as operacionalizações descritas na portaria.

A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, considera a alteração positiva, pois o público que depende do benefício vive em situação de vulnerabilidade e tem dificuldade em pagar empréstimos. Além disso, há uma série de complicações na concessão do consignado, como o período de revisão do benefício, feita a cada dois anos.

Por outro lado, a suspensão do consignado do BPC/LOAS afeta as 72 instituições financeiras credenciadas para esse tipo de ação, que deixarão de oferecer essa modalidade aos beneficiários.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e vale apenas para os novos contratos. Os beneficiários que ainda tiverem parcelas pendentes vão continuar com a dedução no contracheque.

Com a suspensão do consignado, os beneficiários do BPC/LOAS terão que procurar outras opções de crédito para lidar com despesas emergenciais ou investir em melhorias em suas condições de vida. É importante lembrar que a medida provisória que instituiu o Novo Bolsa Família tem como objetivo unificar programas sociais, aumentar o valor do benefício e beneficiar um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.